Trabalhadores que pretendiam usar o FGTS estão vivendo uma semana complicada. O sistema está em manutenção e a Caixa Federal anunciou que o procedimento só vai terminar na terça-feira de carnaval.
Toda operação que depende da Caixa, para empréstimos relacionados ao FGTS, ficou impossibilitada, obrigando muitos trabalhadores que precisavam de dinheiro com urgência a usar empresas que fazem crédito pessoal, com juros altos.
Devido a essa situação, até mesmo as mudanças que deveriam entrar em vigor hoje terão o efeito adiado para a próxima semana. Estamos falando da novidade no saque-aniversário do FGTS.
É que a partir de agora todos os trabalhadores demitidos sem justa causa poderão sacar os recursos depositados pela empresa antes da dispensa. A medida vai beneficiar mais de 12 milhões de pessoas.
Os valores serão creditados na conta cadastrada no FGTS em duas etapas. Na primeira, será depositado valor até o limite de R$3 mil da parcela depositada pelo empregador anterior.
Se o valor for superior, o saldo restante será liberado numa segunda etapa. Depois desse prazo, os trabalhadores que optarem pelo saque-aniversário e forem demitidos não poderão acessar o saldo, que permanecerá retido.
Foto Ilustrativa: Agência Brasil - gov.br (Serviços e Informações do Brasil)