O Hospital Nossa Senhora da Conceição está completando hoje 141 anos e a diretoria marcou a data com informações importantes para a população de Pará de Minas e região.
Responsável pelo atendimento de quase 400 mil pessoas que vivem nas cidades do entorno, a instituição é classificada pela Regional de Saúde de Divinópolis como um hospital de média complexidade.
Entre as principais metas para este ano, Yanna Pascoal destaca a conclusão do Centro de Hemodinâmica, a ampliação da Maternidade Odete Valadares, a construção de uma nova sala no Centro Cirúrgico e a aquisição de novo tomógrafo de 16 canais, para atendimento das demandas de urgência e emergência.
A diretoria também planeja a compra de um histeroscópio, para cirurgias ginecológicas, e de um intensificador de imagens, que será usado nas cirurgias vasculares, neurológicas, ortopédicas e urológicas.
Yanna Pascoal também fez questão de agradecer todos os que ajudam o hospital nesta longa caminhada:
Com um corpo clínico composto por 180 médicos e 568 funcionários distribuídos em todos os setores, o HNSC também vem se destacando em procedimentos cirúrgicos que, até então, não eram realizados em Pará de Minas. O diretor técnico, Cláudio Levi, foi quem falou do assunto:
A diretoria também aproveitou o momento para apresentar o balanço das principais atividades de 2025, com destaque para obras importantes e um expressivo número de atendimento – 27 mil ao todo – voltados para pacientes locais e de cidades vizinhas.
Grandes melhorias no ano que passou
Uma das conquistas mais importantes foi a realização de elevado número de cirurgias, com destaque para a ortopedia, neurologia e otorrinolaringologia, além do credenciamento da instituição, junto à Regional de Saúde, como centro de alta complexidade de procedimentos cirúrgicos.
A reforma total do telhado da Maternidade foi outra melhoria significativa, seguida da ampliação do Centro de Hemodiálise, que recebeu benfeitorias desde a entrada até as alas internas, com destaque para a instalação de mais 4 pontos, viabilizando o funcionamento de máquinas e poltronas modernas, o que aumentou a capacidade de atendimento de mais 12 pacientes/dia.
As obras também chegaram ao laboratório de análises clínicas, com a revitalização de toda a área física e instalação de aparelhos de última geração, proporcionando ainda mais confiabilidade nos exames. Os apartamentos da Clínica Médica foram reformados e receberam mobiliário novo.
Tecnologia de ponta em franca atividade
Vários equipamentos de ponta foram instalados em 2025, entre eles um vídeo laringoscópio, utilizado em procedimentos cirúrgicos que exigem entubação, um aparelho óptico, para ampliação das cirurgias ortoopédicas, e câmeras de vídeo na sala de urgência do Pronto Socorro.
O Hospital adquiriu uma placa digital para aparelhos de raios-x, um aparelho de raio-x portátil, um aparelho para audiometria e uma geladeira vertical para o Setor de Nutrição.
Através de convênio com a Cemig, a instituição também conseguiu uma lavadora, uma calandra para a lavanderia, e uma autoclave para a CME. Dois geradores 300 cv também foram adquiridos, através de emenda parlamentar.
As melhorias ainda chegaram à recepção do Pronto Atendimento, com a instalação de um totem. Para a sala de espera do Centro Cirúrgico foram adquiridas cadeiras destinadas aos acompanhantes.
Fotos: Reprodução