Um detento de 38 anos foi encontrado morto na manhã de terça-feira (28), dentro de uma cela individual do Presídio Floramar, em Divinópolis. A vítima foi identificada como Gabriel Silvano Peixoto, que havia dado entrada na unidade prisional apenas dois dias antes, no domingo (26).
De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), policiais penais encontraram o preso desacordado durante a conferência de rotina dos custodiados. Imediatamente, foram acionados o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Corpo de Bombeiros Militar.
Quando as equipes de resgate chegaram ao presídio, Gabriel ainda apresentava sinais vitais. Os socorristas iniciaram manobras de reanimação, mas, apesar dos esforços, ele não resistiu e teve a morte confirmada ainda na unidade prisional.
A área foi isolada para os trabalhos da perícia, que irá apurar as circunstâncias da morte. A direção do Presídio Floramar também instaurou um procedimento administrativo interno para verificar o que aconteceu. Entre os pontos que serão analisados estão as condições da cela, os registros da unidade e toda a movimentação do preso desde sua entrada no sistema prisional.
Gabriel Silvano Peixoto possuía registros no sistema prisional desde fevereiro de 2013. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o motivo da prisão realizada no último domingo, nem sobre a causa da morte.
Também não foi informado se ele havia recebido atendimento médico ou psicológico nos dias em que permaneceu na unidade. O caso será investigado pela Polícia Civil, que aguarda os laudos da perícia e do Instituto Médico-Legal para esclarecer o que provocou a morte do detento.
A morte de Gabriel ocorre poucos dias após outro caso registrado no Complexo Penitenciário Dr. Pio Canedo, em Pará de Minas. Na sexta-feira (24), o detento Isaias Bernardes Silva Oliveira, de 27 anos, foi encontrado desacordado dentro de uma cela da unidade. Segundo a Sejusp, outros presos relataram que ele havia se envolvido em uma briga com um colega de cela. Policiais penais retiraram o detento da cela, mas ele já não apresentava sinais vitais. O óbito foi confirmado por uma equipe do SAMU.
Nesta semana, a Rádio Santa Cruz recebeu em seus estúdios Maria de Fátima da Silva, mãe de Isaias Bernardes Silva Oliveira. Durante a entrevista, ela afirmou que o filho sofria de transtornos mentais e, por essa condição, não deveria permanecer na mesma cela com outros detentos, já que poderia apresentar comportamentos agressivos. Segundo a mãe, a convivência com outros presos teria contribuído para a confusão que terminou com a morte do filho.
Maria de Fátima também informou que Isaias havia sido transferido do sistema prisional de Ribeirão das Neves para o Complexo Penitenciário Dr. Pio Canedo antes do ocorrido. As circunstâncias da morte seguem sendo investigadas pela Polícia Civil, enquanto a direção da unidade instaurou um procedimento administrativo para apurar o caso.
Foto Ilustrativa: Sejusp/Divulgação