Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Segundo semestre letivo traz desafio enorme – a necessidade de redução do baixo índice de alfabetização

Highslide JS

A rede pública de ensino está iniciando hoje o segundo semestre letivo, ao passo que na rede particular o retorno das aulas fica a critério de cada estabelecimento, mas a maioria já confirmou o reinício das aulas para amanhã.

Os estudantes voltam animados, depois de um recesso de duas semanas, mas para os professores e demais profissionais da área o desafio será a tentativa de reverter os dados preocupantes da pesquisa Alfabetiza Brasil.

O levantamento mostra que o processo de alfabetização tem demorado demais. Em todo o país, 56% dos alunos do segundo ano do Fundamental, que são os de 7 e 8 anos, não sabem ler nem escrever. A pesquisa também confirmou que Minas Gerais é o estado do Sudeste com a maior taxa de pessoas de 15 anos ou mais não alfabetizadas.

Agora pior que isso, só mesmo o novo levantamento nacional revelando o crescimento do número de jovens que faz parte do grupo do nem-nem, ou seja, nem estuda e nem trabalha. Esse índice subiu para 36% no país.

Não estudar e não trabalhar é uma situação presente em todas as faixas socioeconômicas. Especialistas se mostram muito preocupados, avaliando que as últimas reformas no país dificultaram a manutenção do jovem na escola e a entrada dele no mercado de trabalho.

A professora Mônica Peregrino, por exemplo, diz que a reforma do ensino médio, que estabeleceu mais tempo de estudo para os jovens, está diminuindo significativamente a escolarização regular noturna. 

Já a reforma trabalhista piorou a qualidade do trabalho para os jovens e diante disso, segundo ela, o que se vê é o desalento deles, um cansaço e uma falta de horizonte.

Os especialistas sugerem que os governos ouçam os jovens e suas necessidades específicas, além de promover maior investimento na educação, principalmente em escolas técnicas.

Foto Ilustrativa: Reprodução pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis