Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Tudo pronto para a segunda etapa de vacinação contra a gripe nesta sexta-feira

Highslide JS

Depois de priorizar a imunização de idosos e profissionais da saúde, o foco agora é para as pessoas com doenças crônicas, profissionais das forças de segurança, crianças a partir de seis meses e menores de seis anos de idade, grávidas, puérperas até 45 dias após o parto, caminhoneiros e motoristas de transporte público.

Os condutores desse tipo de veículo foram incluídos de última hora na lista do Ministério da Saúde por serem profissionais que prestam serviços essenciais e estão mais expostos ao coronavírus. Embora a vacina não tenha eficácia contra esse vírus, ela auxilia os profissionais de saúde a excluir o diagnóstico da gripe, já que as duas enfermidades apresentam sintomas parecidos, permitindo chegar mais rapidamente à identificação do coronavírus.

Outra vantagem é reduzir a procura pelos serviços de saúde. Em Pará de Minas serão 24 unidades de saúde, incluindo a Policlínica, disponíveis para o atendimento ao grupo prioritário. Para vacinar é importante que as pessoas se atentem aos documentos que devem ser apresentados. Doentes crônicos deverão apresentar, além do cartão de vacina, uma receita que comprove a comorbidade. Já os caminhoneiros e motoristas do transporte público deverão apresentar a Carteira de Habilitação das categorias C, D ou E.

Os demais grupos apresentarão o cartão de vacina. Outra orientação é sobre a disponibilidade de vacinas nas unidades de saúde. Érica Regina da Silva, coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, pede que as pessoas entrem em contato antes, já que o município está com dificuldade no recebimento das doses.

Com relação aos professores, classe que estava inserida no grupo prioritário para essa segunda etapa da campanha, o Ministério da Saúde decidiu colocá-los na terceira fase, tendo em vista a suspensão das aulas. Para evitar aglomerações, as unidades de saúde deverão adotar critérios para a vacinação.

A meta é vacinar 90% do público-alvo. E ainda falando em gripe, a Secretaria de Estado de Saúde atualizou os números do Boletim Epidemiológico de Gripe em Minas Gerais. Já foram confirmados 67 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave causados pelo vírus da Influenza. Até o momento, cinco pessoas morreram por causa da doença.

Foto: Prefeitura de Pará de Minas






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis