Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Governo de Minas coloca mais um helicóptero para atendimento do Samu

Highslide JS

Dando sequência ao convite do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a partir desta terça-feira, 01 de fevereiro, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste), passou a administrar e regular também a aeronave de asa rotativa, helicóptero, Arcanjo 09, do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV-MG) do Governo de Minas Gerais.

Desde 26 de dezembro o Consórcio já fazia a gestão e regulação do avião, Arcanjo 09. Equipes compostas por médicos e enfermeiros do SAMU Oeste estarão de plantão no hangar do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (BOA/MG), que fica no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, de prontidão para atuarem em atendimentos pré-hospitalares e transferências de pacientes atendendo várias regiões de Minas Gerais.

“É um desafio que foi colocado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), para que assumíssemos as aeronaves na Pampulha. Uma evolução, do ponto de vista assistencial, muito importante, nas questões das transferências inter-hospitalares, que geralmente são realizadas pelo avião asa fixa, Arcanjo 09, e já está sob a nossa gestão desde 26 de dezembro, e hoje assumimos o helicóptero, Arcanjo 04, atuando na região central, centro-oeste e outras regiões do estado no atendimento pré-hospitalar.

Para o CIS-URG, uma evolução de tamanha importância, porque poderemos ampliar os equipamentos de assistência à população do centro-oeste e apoiar todo o estado de Minas Gerais. Agradecemos a confiança depositada em nossa administração, do presidente do Consórcio, Olívio, e também toda a diretoria, dos prefeitos, tanto do conselho fiscal quanto do conselho deliberativo, que aprovaram a ideia, acreditando ser, de fato, um avanço assistencial, um ganho para a nossa população, onde poderemos, em momentos que forem necessários, acionar com mais agilidade tanto o avião para transferências inter-hospitalares quanto o helicóptero para atendimento pré-hospitalar, em qualquer ponto da nossa região e nas regiões pré-determinadas pela SES.

Um manual de regulação dessas aeronaves está sendo construído e uma equipe técnica nossa está participando junto com a Secretaria na elaboração dele para dar transparência e agilidade no uso desses equipamentos que são caros. A manutenção, equipe dos pilotos e abastecimento continuam sendo feitas pelo Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais, os médicos e enfermeiros são do CIS-URG Oeste.

É ainda mais integração com o Corpo de Bombeiros, essa parceria que já funciona muito bem aqui na região centro-oeste, um avanço bastante significativo para toda a nossa população e crescimento do CIS-URG Oeste!”, comenta José Marcio Zanardi, secretário executivo do CIS-URG Oeste.

Texto e Fotos: Reprodução/CIS-URG Oeste




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis