Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Encontrar mão de obra se torna desafio para o agronegócio

Highslide JS

Encontrar mão de obra qualificada e comprometida se tornou um desafio para alguns produtores rurais de Pará de Minas. Mesmo o agronegócio sendo um setor de destaque da economia paraminense, abrindo oportunidades de emprego, empresários admitem dificuldades para contratar trabalhadores.

A afirmação é da produtora rural Nadir Gonçalves Martins, que possui três fazendas na região e atua na produção de suínos, aves e bovinos de corte. Atualmente, ela tem 80 funcionários, mas há um bom tempo está tentando aumentar o quadro de pessoal, mas não tem tido sucesso nas admissões.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, Nadir Martins revelou que tem percebido certa resistência de trabalhadores em atuar no campo, mesmo com a oferta de casa e outros benefícios para a família. 

Ela entende o desejo de muitos de optarem pela área urbana, mas também vê no agro uma chance de sustento e desenvolvimento profissional.

A falta de mão de obra não é um problema apenas do agronegócio paraminense. Essa situação é observada em outros estados brasileiros, principalmente no Mato Grosso, e apontada por especialistas como um desafio do setor a médio e longo prazo.

Como alternativa à migração dos trabalhadores para a área urbana, empresas têm investido na mecanização da cadeia produtiva, reduzindo o trabalho braçal, e no desenvolvimento pessoal e profissional do empregado, dando a ele oportunidades de crescimento na própria empresa. 

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: pixabay.com




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis