Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

IMA atualiza números, e pede ajuda dos produtores para reforçar o combate à raiva animal

Highslide JS

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) divulgou o balanço das ações de inspeção e controle populacional dos morcegos hematófagos na região de Pará de Minas. 

O trabalho é realizado ao longo de todo o ano com o intuito de proteger o rebanho bovino contra a raiva, doença letal cujo vírus causador é transmitido pelo morcego aos animais. Considerada uma zoonose, a enfermidade também afeta os seres humanos.

Segundo os números apresentados, na região existem 13 abrigos de morcegos hematófagos ativos, e 10 foram vistoriados ao longo do ano. Foram capturados e tratados 62 animais, numa ação que também faz a testagem dos mamíferos voadores.

De acordo com o chefe do escritório local do IMA, Lucas Silva Jardim, a fiscalização aos abrigos ainda não acabou. Para este mês, está prevista uma ação em Matinha. 

Embora não apresente números alarmantes na região de Pará de Minas ou no estado, a raiva é uma doença que preocupa as autoridades agropecuárias. 
Neste ano, segundo o IMA, foram contabilizados 81 casos de raiva em Minas. Um produtor rural, de 60 anos, da cidade de Mantena, no Leste do estado, morreu infectado pela doença. Ele teria manejado um bezerro que estava infectado por raiva. 

Lucas Jardim orienta os produtores a não tocar em animais com suspeita da doença ou em morcegos. Qualquer suspeita de algum abrigo próximo à propriedade, a recomendação é notificar o IMA. 

Outra ação fundamental para combater a doença é a vacinação do rebanho, considerada a principal prevenção contra a raiva. 

Vale destacar que a raiva transmitida pelo morcego hematófago não afeta apenas os bovinos. Também estão sujeitos à infecção os equinos, caprinos e suínos, entre outros animais que compõem o plantel pecuário do estado.

Para tirar mais dúvidas ou fazer a notificação, basta procurar o IMA, que está localizado nas dependências do Parque de Exposições de Pará de Minas. O telefone para contato é o 3236-3623.

Fotos: Amilton Maciel e Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis