Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Estudantes de Florestal se destacam em evento da Universidade Federal do Paraná

Highslide JS

Alunos do sexto ano da Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende, em Florestal, foram destaques na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) 2023, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com a apresentação do Trilha Sustentável. 

Trata-se de um jogo de tabuleiro que aborda como temática principal os pilares da sustentabilidade. Ele foi desenvolvido pelos estudantes de uma turma do 6º ano em parceria com o professor de Artes, Alex Sandro Nogueira Silva, a professora de Ciências da Natureza, Patrícia Libéria Nogueira, e nove alunas do curso de Biologia da UFV, que participam do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 

O jogo possui um trajeto de 47 casas e contempla o participante que chegar primeiro na casa final. Ele está fundamentado nos três pilares da sustentabilidade: meio ambiente (representado pelo campo da árvore), social (representado pelo pilar de dois bonecos) e econômico (representado por um saco de dinheiro).

Para chegar ao final, o jogador passa por diferentes campos, sendo que em cada um ele deve responder a uma pergunta relacionada ao conceito estabelecido no tabuleiro. Há, ainda, campos com um ponto de interrogação, que é uma carta surpresa com perguntas sobre valores. 

Segundo a professora Patrícia Nogueira, a atividade é adaptada para pessoas com deficiência e proporciona, de forma lúdica e prazerosa, o processo de ensino-aprendizagem. Ao JM, ela deu mais detalhes sobre o jogo.

Ao todo, 32 alunos participaram do processo de elaboração do jogo. Patrícia Nogueira afirmou que a escolha pela turma do 6º ano se deu pela presença de estudantes com necessidades educacionais especiais, de forma a incluí-los, também, no desenvolvimento do projeto.

Diante do sucesso do Trilha Sustentável, os professores decidiram inscrever a proposta na Sepe 2023, evento tradicional da Universidade Federal do Paraná. E eles foram contemplados para uma apresentação na sede da instituição em Curitiba, o que aconteceu na última semana.

De acordo com Alex Sandro Nogueira Silva, foi um momento marcante para toda escola, principalmente pelo feedback recebido pelo público que acompanhou a apresentação. A partir de agora, a intenção é levar a atividade para outras turmas, compartilhando o conhecimento sobre sustentabilidade e inclusão. 

A Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende possui mais de 900 alunos matriculados, divididos em Anos Finais, Ensino Médio e Educação Especial. 

Fotos: Reprodução




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis