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Cemig alerta que é dever do cliente manter livre acesso ao padrão de energia

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A Companhia de Energia Elétrica de Minas Gerais (Cemig) está trabalhando mais uma campanha de conscientização a importância dos consumidores manterem livre o acesso ao padrão de energia, também conhecido como relógio de luz.

Segundo a Cemig, facilitar o acesso às instalações da medição, deve ser considerado um dos principais deveres dos consumidores de energia elétrica. 

De acordo com Mellindre Shayene de Carvalho Santos, analista de Proteção da Receita da Cemig, situações em que a companhia precisa acessar o padrão estão relacionadas à necessidade de realizar periodicamente a leitura do medidor, fazer vistorias, inspeções e até manutenções, com o objetivo de garantir a segurança e a continuidade do fornecimento de energia. 

Ela também lembra que as instalações de medição, assim como qualquer equipamento, também precisam passar periodicamente por inspeção e manutenção visando garantir a qualidade da energia que chega ao imóvel.
Caso haja restrição de acesso ou impedimento por parte do consumidor, a companhia pode determinar o desligamento da unidade. Neste caso, a religação é condicionada à regularização da situação de acesso ao padrão. Esta medida tem previsão legal na Resolução 1000, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

Importante lembrar que nenhum profissional da Cemig está autorizado a cobrar pelos serviços, solicitar documentos ou dados bancários, devendo o cliente sempre exigir identificação daqueles que se apresentam em nome da empresa. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a Cemig pelo telefone 116 para confirmar a legitimidade do serviço e identificação do profissional.

Foto: Reprodução Cemig - Divulgação






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