Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Avanço da gripe aviária tira o sono dos avicultores e autoridades sanitárias

Highslide JS

Avicultores brasileiros estão preocupados com o avanço da gripe aviária nos países da América do Sul. 

Peru, Colômbia, Chile, Venezuela, Equador e, por último, a Bolívia, registraram casos da influenza viária de alta patogenicidade, causada pelo vírus H5N1. Somente na Bolívia, foram abatidas 240 mil aves doentes e contaminadas em quatro municípios. 

A gripe aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente aves domésticas e silvestres. Essa é a maior epidemia ocorrida no mundo e a maioria dos casos está relacionada ao contato das aves silvestres migratórias com as de subsistência, de produção ou mesmo aves silvestres locais. 

Segundo o médico veterinário do IMA em Pará de Minas, Sérgio Luiz Lima Monteiro, o período de maior migração das aves do Hemisfério Norte para a América do Sul vai de novembro a abril, o que reforça a necessidade das medidas de vigilância por parte do instituto e dos produtores. 

O que preocupa a cadeia produtiva é que, em caso de confirmação da influenza altamente patogênica, todas as aves, ovos e produtos avícolas das granjas deverão ser destruídos imediatamente. 

No escritório seccional do IMA, por exemplo, estão cadastradas cerca de 250 granjas, com a produção de milhares de aves. 

Desde o ano passado, o IMA tem executado ações de prevenção para evitar a chegada da gripe aviária no estado. 
A intensificação das medidas de vigilância inclui, por exemplo, a testagem de amostras coletadas de aves de subsistência criadas em locais próximos a sítios de aves migratórias para monitorar a circulação viral. 

Além de países da América do Sul, a gripe aviária também já foi registrada em nações da Europa, Ásia e África, assim como nos Estados Unidos. Diante do surto, a Organização Mundial da Saúde (OMS), anunciou que a doença representa baixo risco para humanos, mas ainda precisa ser monitorada. 

A entidade recomenda não tocar em animais selvagens mortos ou doentes e reportar qualquer caso às autoridades locais, para que o monitoramento seja feito. 

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: Reprodução/pixabay.com




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis