Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Idoso dá exemplo de cidadania e incentiva as novas gerações a votar com mais consciência

Highslide JS

Há dois meses para as eleições municipais, o assunto começa a ganhar destaque em Pará de Minas com o fim das convenções partidárias. De agora em diante, a disputa para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador fica mais acirrada e, como já era esperado, o tema “política” vai dividir as atenções com o coronavírus. 

Assim como ocorreu nas eleições para presidente, governador e deputados, o pleito deste ano deve ser marcado por alto investimento nas mídias digitais, com os candidatos apostando no alcance das redes para interagir com o público e compartilhar suas ideias. 

Embora a política seja um assunto que mexe com a população, para novembro há uma incerteza sobre como será a adesão dos eleitores. O principal motivo é a pandemia da Covid-19, que pode afastar muitas pessoas de suas obrigações cidadãs pelo medo de uma possível contaminação na sessão eleitoral.Além disso, tem a insatisfação dos brasileiros com a política.

São pessoas que não acreditam mais nas promessas e preferem faltar e pagar a multa imposta pela Justiça, até mesmo pelo fato dela ser muito pequena. Cada um tem o seu motivo para não comparecer mas, por outro lado, existem exemplos de pessoas que, mesmo sem a obrigação de votar, fazem questão de tirar um tempo para exercer a cidadania, caso do senhor Juvenal Alves da Silva, de 87 anos.

Ele já participou de várias eleições e sempre fica na expectativa da melhor decisão em prol do país, estados e municípios. Para aqueles que estão desanimados, Seu Juvenal deixa um recado pedindo que não deixem de ajudar a definir o futuro.

Pela legislação, apenas cidadãos alfabetizados entre 18 e 69 anos são obrigados a votar nas eleições, mas existem milhares de pessoas fora desse critério de idade que podem decidir se vão participar das eleições. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 14 milhões de brasileiros possuem 16 e 17 anos ou mais de 70 anos.

Um contingente alto que pode decidir uma disputa acirrada entre candidatos, influenciando nas gestões municipais.E lembrando que, por causa da pandemia da Covid-19, o TSE fez algumas mudanças nas eleições deste ano. As principais são o adiamento dos dois turnos, que serão realizados em 15 e 29 de novembro, e a ampliação do horário de votação, que passa a ser das 7h às 17h.

Quanto aos cuidados relacionados ao novo coronavírus, o TSE garante que tomará todas as medidas cabíveis para proteger eleitores e voluntários que trabalham nos dias de votação, mas o Tribunal pede que os cidadãos também reforcem os cuidados.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis