Depois de um período atípico, caracterizado pelo boom de vendas graças aos juros reduzidos durante a pandemia de Covid-19, analistas previam a retração do setor neste ano, com vendas em baixa no mercado imobiliário nacional.
De fato, as expectativas se confirmaram no primeiro semestre, mas especialistas acreditam em mudanças agora, diante dos sinais de crescimento da economia, assim como a recuperação do mercado de trabalho e da inflação sob controle.
A perspectiva é apontada pelo Anuário DataZAP, que estuda a dinâmica imobiliária no Brasil em panoramas macroeconômicos. Mas embora o sinal seja positivo para o saldo deste ano, os resultados ainda não começaram a aparecer.
Em Pará de Minas os corretores têm reclamado da queda nas vendas neste ano, segundo afirmou Paulo Marinho. Um dos problemas é a insegurança das pessoas na hora de investir o dinheiro:
Segundo Paulo, embora os financiamentos estejam aí, com o anúncio dos bancos sobre a disponibilidade de crédito, inclusive no programa ‘Minha Casa Minha Vida’, o que mais atrapalha é a necessidade de valores muito altos para a entrada.