Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Matemática derruba os alunos da rede pública de ensino

Highslide JS

Não é só a questão salarial dos servidores estaduais da educação que vem causando divergências em Minas Gerais. Enquanto acompanham o embate entre o governo Zema e a Assembleia Legislativa, no que diz respeito ao índice de reajuste salarial, os educadores também discutem a queda no aprendizado dos alunos.

Os resultados do Proeb, que é o Programa de Avaliação de Rede Pública de Educação Básica, acabam de ser divulgados e apontam para um regresso no nível de aprendizagem em todo o Estado. O Proeb avalia o nível de aprendizagem dos estudantes ao final de cada etapa de ensino, com testes de português e matemática aplicados de dois em dois anos.

A queda mais expressiva foi na prova de matemática e o fato reascendeu as discussões sobre o impacto do ensino remoto para o processo de aprendizagem dos estudantes da rede pública. O governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Educação, diz que a queda no rendimento dos alunos foi menor que a prevista em pesquisas. Mas especialistas contestam o argumento, afirmando que é cedo para qualquer conclusão.

Segundo eles, somente com o passar dos meses e a realização de novas pesquisas será possível verificar, de fato, o tamanho do impacto. Eles também são unânimes em afirmar que a pandemia freou mesmo o aprendizado na rede pública.

E defendem que o foco agora deve ser a adoção de estratégias e planos de meta para recuperar o nível de aprendizado dos alunos. E em relação à greve recente dos professores da rede estadual, que durou mais de 30 dias, a Secretaria Estadual de Educação informou que já definiu o cronograma de reposição dos dias paralisados, mas ainda não detalhou como isso será feito. Não se sabe, por exemplo, se a reposição vai atingir as férias de julho.

Foto Ilustrativa: pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis