Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Cães invadem o distrito de Tavares e a situação vira um tormento para a comunidade

Highslide JS

Moradores de Tavares estão preocupados com a grande quantidade de cães vivendo pelas ruas do distrito. Eles temem pela saúde e segurança dos animais e da população, já que há relatos de ataques a motociclistas e populares. Segundo denúncias relatadas ao Jornal da Manhã, por pessoas que pediram para não ter os nomes publicados, o problema se agravou nos últimos meses devido ao abandono de muitos cães na rodovia LMG-818, que liga Pará de Minas a Florestal.

Como o distrito fica às margens da estrada, os animais deixados pelos tutores migram para a área residencial em busca de alimento e abrigo. De acordo com os relatos feitos à nossa reportagem, boa parte dos cães é de grande porte e uma parcela considerável dos que foram abandonados apresenta feridas pelo corpo, ascendendo o sinal de alerta para riscos de doenças transmissíveis. 

Outro fato denunciado são os ataques de alguns cães a motociclistas e pedestres. Uma das denunciantes disse ter sido vítima, mas conseguiu escapar e não ficou ferida. O receio dela é com a situação das crianças que brincam nas ruas e são alvos mais vulneráveis para os cães nervosos.

Os moradores de Tavares pedem uma providência do poder público para amenizar a situação e diminuir a quantidade de cães vivendo nas ruas na comunidade. O Jornal da Manhã buscou respostas da prefeitura e foi informado que os animais de rua não são recolhidos, mas levados para um abrigo. 

Com relação aos cães feridos, os cidadãos devem fazer denúncias via aplicativo da prefeitura - chamado Pará de Minas - ou no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Uma equipe é enviada ao local e, se constatada a doença que coloca em risco os animais e populares, o cão é recolhido. O mesmo procedimento vale para aqueles animais que estão atacando as pessoas ou mesmo outros animais.

Sobre o abandono, os tutores devem pensar bem antes de decidir por essa prática, pois ela é tipificada como crime. Quem deixa um animal sem os cuidados necessários pode ser preso de dois a cinco anos, além de receber multa e proibição da guarda. As autoridades de segurança pedem que as pessoas denunciem motoristas que deixam os animais na rodovia. As denúncias podem ser encaminhadas para o 190 da Polícia Militar ou 181 do Disque Denúncia.

Foto Ilustrativa: Arquivo Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis