Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Véspera do segundo turno: a cidade já está preparada para amanhã

Highslide JS

Os eleitores voltarão às urnas neste domingo para o segundo turno das eleições gerais. Desta vez, a escolha se dará apenas ao cargo de presidente da República, cuja disputa está entre o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O horário de votação é o mesmo do primeiro turno, de 8h as 17h, mas, caso o eleitor esteja na fila no horário previsto para o fechamento das urnas, terá seu direito ao voto garantido. Se chegar depois do horário limite não poderá votar.

Ao todo, a cidade tem com 225 seções eleitorais que receberão as urnas eletrônicas ainda nas primeiras horas de amanhã, numa operação que contará com a escolta da Polícia Militar.

Segundo o Cartório Eleitoral de Pará de Minas, todas as urnas foram testadas nesta semana, conforme procedimento estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e nenhum equipamento apresentou defeito. A expectativa é que também não haja problemas durante o pleito.

Com relação aos locais de votação, mais uma vez os eleitores da Escola Municipal Dom Bosco votarão no CMEI Padre Hernani e quem vota na Escola Municipal Professor Geraldo Martins terão de exercer o direito do voto no Colégio São Francisco. O motivo é que as duas unidades de ensino estão em reforma. 

O maior colégio eleitoral continua sendo a Escola Estadual Fernando Otávio, que abrange um eleitorado de 6.808 pessoas, com 18 seções disponíveis. Já o menor é a Escola Municipal Neném Coutinho, no povoado de Guardas, com 68 eleitores. Pelos números do TSE, o menor local é a Casa da Cultura, com apenas 10 cidadãos aptos a votar, mas, assim como no primeiro turno, eles foram transferidos para a seção da Ascipam. 

Em Pará de Minas, segundo dados da Justiça Eleitoral, estão aptas a votar 66.067 pessoas, sendo a maioria mulheres, 53%. A faixa etária com o maior número de eleitores é de 40 a 44 anos, com quase 7 mil cidadãos.

Para o eleitorado, o TSE orienta que o prazo para baixar ou atualizar o e-Título, versão digital do título de eleitor em papel, termina hoje. O Tribunal recomenda as pessoas a seguir regras de utilização e baixar ou atualizar o aplicativo o quanto antes, “para evitar dificuldades que possam surgir ao deixar a emissão para a última hora”.

Hoje também é o último dia de campanha dos candidatos. A partir de amanhã, a propaganda eleitoral conhecida como boca de urna está proibida, tanto para os candidatos quanto para seus eleitores. 

Por se tratar de uma regra prevista em lei, sua prática é considerada crime e o responsável pode ser preso de seis meses a um ano com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período e multa. Só serão permitidas as manifestações individuais e silenciosas da preferência do eleitor por algum partido.

Dentro da sala de votação, a Justiça Eleitoral reforça a proibição do uso do celular. Antes de se dirigir à urna, o eleitor precisa deixar o celular com o mesário junto com o documento de identidade. Quem se recusar, não será autorizado a votar e a Polícia Militar poderá ser acionada.

Com relação ao consumo de bebida alcoólica, o governo de Minas Gerais confirmou que não haverá proibição neste segundo turno. A decisão foi tomada em conjunto com as forças de segurança e está alinhada com o Gabinete Institucional de Segurança do Tribunal Regional Eleitoral do estado. 

Foto: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis