Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Pressão popular: moradores das comunidades rurais querem participar das obras de reparação da Vale

Highslide JS

Cerca de 20 moradores dos povoados de Muquém e Córrego do Barro, além dos chacramentos Vargem Grande e Paraopeba, se reuniram ontem, por quase uma hora, com o prefeito Elias Diniz.

No encontro, as partes trataram do acordo assinado pela mineradora Vale com o governo de Minas e o Ministério Público, prevendo a execução de obras de reparação em cidades mineiras, como compensação pelo rompimento das barragens da Vale em Brumadinho, em janeiro de 2019.

O acordo interessa aos moradores, pois as quatro comunidades foram diretamente afetadas pela contaminação do Paraopeba, uma vez que o rio era a principal fonte de recursos hídricos não só para alimentação das pessoas, mas para o cultivo de plantas e outras produções ligadas ao agronegócio.

Os moradores recorreram à Prefeitura de Pará de Minas para buscar informações sobre as obras que serão executadas nessas comunidades. Eles querem saber quais e quando os projetos serão realizados. O grupo, inclusive, apresentou diversas propostas para melhorias em diferentes áreas, como educação, lazer, esporte, comunicação, entre outras.

Falando em nome da comunidade de Muquém, Antônio Diniz Brochado informou que, além da busca por informação, os moradores também solicitaram uma participação maior das comunidades no processo, pois elas conhecem os verdadeiros problemas que devem ser solucionados. Ao Jornal da Manhã, Antônio Brochado revelou que, entre os projetos apresentados ao prefeito Elias Diniz está a instalação de pontos de internet, possibilitando ao povoado ingressar no mundo digital.

radiosantacruzfmg.com.br · Antônio Diniz Brochado 1

Outro problema destacado por Antônio Brochado é a situação das estradas rurais, que estão em péssimo estado depois das chuvas do início do ano:

radiosantacruzfmg.com.br · Antônio Diniz Brochado 2

Nós também conversamos com o prefeito Elias Diniz e ele fez uma avaliação positiva da conversa, valorizando a proximidade na relação com as comunidades afetadas pelo rompimento da barragem.

Com relação às obras de reparação da Vale, Elias informou que, na primeira etapa, serão contempladas a infraestrutura urbana e rural com a pavimentação asfáltica e melhorias na mobilidade urbana, além da troca do parque iluminotécnico e da ampliação do Hospital Padre Libério.

Nas outras etapas serão contempladas as demandas da zona rural. O prefeito ainda comentou os problemas apresentados pelos moradores de Muquém, anunciando que já tem alternativa para a falta de internet no povoado.

radiosantacruzfmg.com.br · Elias Diniz 1

Sobre a situação das estradas rurais, não só em Muquém como em Córrego do Barro, o prefeito espera solucionar os problemas com o chamado “asfalto ecológico”.

radiosantacruzfmg.com.br · Elias Diniz 2

Apesar dos resultados satisfatórios da conversa, o prefeito não deu prazos de quando o asfalto ecológico será, de fato, implantado nas estradas rurais de Pará de Minas. 

Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz

Foto: capa /Lucas Hallel 2019






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis