Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Férias escolares é o período de maior incidência de acidentes domésticos com crianças. Saiba como evitar

Highslide JS

A chegada das férias escolares demanda uma atenção especial com as crianças menores que passam mais tempo em casa. Neste período aumentam as chances de acidentes domésticos por pequenos momentos de distração. Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria mostram que, no Brasil, ocorrem cerca de 200 mil acidentes domésticos por ano com crianças, como queimaduras, quedas e afogamentos. Entretanto, nas férias escolares este índice aumenta em 25%. 

Outro dado preocupante vem da ONG Criança Segura, que indica que 38% das mortes por acidentes com crianças acontecem durante as férias. Por isso, todo cuidado é necessário, pois os pequenos têm bastante energia para gastar ao longo do dia. O principal alerta é para os espaços com água, como as piscinas. Conforme o Jornal da Manhã divulgou, neste verão, os termômetros registrarão índices acima da média, tornando brincadeiras com água ainda mais atrativas.

No ambiente onde há piscina ou mesmo pequenas lagoas, além da observação constante dos adultos, os equipamentos de segurança também têm um papel importante. Especialistas orientam que o ideal é que crianças menores usem o coletinho salva-vidas. As boias que ficam só nos braços podem sair quando se pula na piscina, não oferecendo a segurança necessária. 

Outra dica: as crianças não se afogam somente com grandes quantidades de água: um balde com 5 centímetros de água já é o suficiente para um acidente grave acontecer. A ingestão de objetos também é um problema que deve ser observado de perto. Moedas, peças menores de brinquedos e tampas de garrafas são alguns exemplos que costumam levar os pequenos aos serviços de emergência.

No Hospital João XXIII, este tipo de ocorrência foi o terceiro mais frequente em 2022, ficando atrás apenas das quedas da própria altura e dos acidentes de trânsito envolvendo motociclistas. Ainda na lista de cuidados, estão as intoxicações. Quando se tem crianças em casa, também é preciso ter cuidados básicos com produtos químicos. O principal é manter os materiais de limpeza guardados no alto dos armários e trancados. Bebidas alcoólicas também não devem ser negligenciadas pelos pais e responsáveis, principalmente no período de festas.

Por fim, e não menos importante, está o cuidado com as queimaduras, acidente doméstico bastante registrado entre o público infantil. A maioria dos acidentes que envolvem queimaduras ocorre em casa e 40% das vítimas são crianças de até 11 anos. Segundo especialistas, um cabo de panela voltado para fora do fogão ou o forno quente, por exemplo, despertam o interesse das crianças e podem causar danos que os acompanharão para o resto de suas vidas. 

Neste sentido, é fundamental que os pais ou responsáveis estejam sempre atentos para evitar acidentes. Se a queimadura é profunda e alcança 10% do corpo da criança, ela corre sério risco. Cozinhar, passar roupas, dar banho em recém-nascido e, eventualmente, acender churrasqueira, para citar apenas alguns exemplos, pode representar perigo quando não são observados cuidados simples e imprescindíveis.

E caso haja algum acidente, a melhor coisa a se fazer é entrar em contato imediato com equipes de socorro do Samu (192) e Corpo de Bombeiros (193). 

Foto Ilustrativa: Reprodução pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis