Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Pandemia agrava os casos de diabetes nas pessoas estressadas e ansiosas. Saiba o que fazer.

Highslide JS

Pandemia e diabetes – pode parecer duas palavras sem conexão, mas elas têm muito mais ligação do que se imagina. As consequências da Covid-19 podem desencadear um quadro grave de diabetes, colocando o paciente em risco.

É simples de explicar: por causa das incertezas do momento, do medo da contaminação ou de ter algum parente ou amigo infectado as pessoas estão ficando mais preocupadas e isso tem gerado um quadro de ansiedade. 

Claro que cada um lida com esse sentimento de maneiras diferentes, mas o comportamento típico de quem está ansioso com alguma situação é descontar na comida toda a apreensão guardada dentro de si. Para quem é diabético, esse hábito pode ser muito prejudicial, com possibilidade de agravar até um quadro estável.

O alerta vem da nutricionista clínica Flávia de Araújo Pinheiro Santos, esclarecendo que a alimentação tem uma relação próxima com a saúde mental, podendo amenizar ou intensificar o nervosismo e a ansiedade.

Segundo a nutricionista, para os diabéticos o desafio de dosar a alimentação é maior, pois requer cuidados com a dieta. No entanto, ela diz que é possível usar o alimento como forma de combate à ansiedade, mesmo sendo portador da doença. 
E para quem tem dúvida sobre o que pode ou não comer, Flávia deixa algumas dicas de nutrientes que estimulam a saúde mental e podem ser benéficos para o momento que estamos passando.

O aumento dos quadros de ansiedade após a pandemia é uma situação séria, que deve ser levada em consideração pelas autoridades e a população em geral. 
Segundo pesquisa recente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, os transtornos da mente estão aumentando em escala preocupante. Entre março e abril, um estudo feito pela universidade identificou que os casos de ansiedade e estresse tiveram aumento de 80%.

Foto: Arquivo Pessoal






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis