Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Produtos lácteos ganham mais evidência nas prateleiras e confundem os consumidores

Highslide JS

A disparada do preço do leite não afetou apenas o consumidor final, que é aquele que vai ao varejo comprar o produto e levar pra casa. Restaurantes e buffets também reclamam da situação, já que o produto e seus derivados fazem parte da maioria das receitas.

Cerca de 95% dos cardápios de salgados e pratos mais elaborados levam leite, queijo e demais derivados na composição. Não tem como mudar, sem perder a qualidade.

Entre as receitas em que a substituição é mais complicada estão os molhos de queijos, salgados que levam Catupiry e recheios variados. Isso sem falar nos doces, cuja alteração de ingredientes prejudica o resultado final.

Os produtos lácteos são mais baratos que o leite, mas demandam maior quantidade. Muitas vezes, para tentar chegar a um sabor ou consistência igual, pode ser que o cozinheiro gaste até mais.

As substituições também comprometem o preparo de receitas caseiras e até o valor nutricional dos alimentos. Mas em meio à dificuldade para comprar o leite, muitas famílias já trocaram o produto pela chamada bebida láctea.

Tem muito consumidor por aí que também trocou o leite condensado pelo chamado lácteo condensado. Os desprevenidos ficam satisfeitos em encontrar um preço menor e, na maioria das vezes, não se dão conta de estar levando um produto de qualidade inferior.

Na verdade, o lácteo condensado – que vem numa embalagem bem próxima do produto original – é uma mistura de açúcar com soro extraído na fabricação do queijo.

Consumidores que compraram por engano são unânimes em dizer que a qualidade é muito menor. A própria Secretaria Nacional do Consumidor está exigindo dos fabricantes informação mais clara sobre a composição dos produtos que levam soro.

É preciso que as pessoas saibam que os produtos lácteos são feitos de grande concentração de soro e apenas uma complementação de leite integral, por isso o valor nutricional é baixo.

Até quando vai persistir a alta dos preços, ninguém sabe. Mas no mercado existe a expectativa de que a partir de setembro, com a volta do período chuvoso, possa ocorrer um recuo nos preços.

Foto Ilustrativa: pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis