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Balanço mostra o Dia Livre de Impostos em Pará de Minas: consumidor comprou com descontos, mas faltou divulgação

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Empresas paraminenses de diferentes ramos aderiram ontem ao Dia Livre de Impostos. A mobilização nacional, criada em 2003 pela Câmara dos Dirigentes Lojistas Jovem, é realizada anualmente em junho para mostrar ao consumidor a alta carga tributária que incide sobre os produtos.

Mesmo estando na 16ª edição, somente agora parte do comércio de Pará de Minas decidiu participar, comercializando mercadorias sem o imposto. O movimento foi organizado e incentivado pela CDL local. Embora tenha sido um passo importante, a estreia do Dia Livre de Impostos na cidade foi tímido, com pouca adesão.

Participaram menos de dez estabelecimentos, das áreas farmacêutica, calçadista, automobilística, consultoria, de alimentos e agronegócio. 
E assim como acontece nos grandes centros, havia a expectativa dos consumidores pela participação dos postos de combustíveis e revendas de gás de cozinha, o que não aconteceu.

As empresas não deram descontos em todos os produtos, mas as ofertas foram bem atrativas, com o preço final sem imposto ficando até 67% mais barato. Foi o que aconteceu, por exemplo, com o xarope Spectolab Balsânico, vendido pela Droga Rede Drogaminas. O valor com o imposto é de R$ 30,95 e tirando o tributo foi a R$ 9,99.

Outro destaque foi um shampoo de 500 ml, vendido a R$ 20,00 com o imposto, e ontem foi colocado à venda por R$ 7,50, com 62% de desconto. Houve oferta também de uma gestão mensal de anúncios patrocinados pela internet, cujo valor estava 16% menor, além de um detergente para higienizar ordenhas de leite, que estava sendo vendido com os mesmos 16% de desconto.

O serviço de alinhamento e balanceamento de rodas teve o preço reduzido a 40%, e até pizza ganhou desconto de 32%. 
Ao avaliar a campanha o presidente da CDL Jovem de Pará de Minas, Herbert Guimarães, disse que o Dia Livre de Impostos é uma data que deve ser lembrada pelo comércio como protesto mesmo pela alta carga de tributos que pesa não só para o consumidor, mas também para os empresários.

No final da tarde, a reportagem do Jornal da Manhã conversou com boa parte das empresas que aderiram ao Dia Livre de Impostos e a avaliação unânime era de que o movimento foi abaixo do esperado, pela pouca divulgação na cidade. 
Teve estabelecimento, por exemplo, que vendeu apenas um produto que estava com o preço descontado.

A ausência de adesão dos postos de combustíveis também foi apontada como um fator que contribuiu para o movimento tímido, já que a participação deles poderia chamar mais atenção para a mobilização. E se por aqui a campanha foi aquém do esperado, em outras cidades houve filas e mais filas de consumidores em busca de boas oportunidades.

Em Belo Horizonte, teve posto de combustível vendendo gasolina a R$ 4,85 o litro, R$ 2,45 mais barato. 
O preço chamou tanto atenção que houve o registro de filas bem cedo, ainda na madrugada de ontem. Destaque também para o gás de cozinha, que chegou a ser vendido em algumas empresas por R$ 89,90, desconto de 18%.






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