Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Mutirões de limpeza podem voltar: é o risco das doenças causadas pelo aedes

Highslide JS

A Vigilância em Saúde Ambiental de Pará de Minas pode retomar, neste ano, os mutirões de limpeza para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti. 

A ação, que deverá ser executada em parceria com a Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, visa acabar ou pelo menos diminuir a quantidade de materiais inservíveis que ficam dentro das casas – geralmente nos quintais – e servem como locais de proliferação do vetor da dengue. 

Segundo o coordenador do setor, Douglas Duarte, inicialmente os mutirões deverão ser realizados em bairros com alta incidência do mosquito. Mas ao longo dos meses, o planejamento é abranger todos os bairros da cidade. 

As autoridades de saúde temem uma explosão dos casos de dengue e chikungunya neste semestre, diante das previsões de chuva e calor intenso nos próximos meses. A chikungunya, inclusive, é vista com maior gravidade por ser um vírus novo para a região. 

Pará de Minas fechou 2023 com 286 casos prováveis de chikungunya, sendo que 150 já foram confirmados. É a maior estatística já registrada na cidade desde que a doença foi descoberta. 

Para se ter ideia da evolução, segundo dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, em 2022 foram confirmados somente 4 casos de chikungunya em Pará de Minas. 

O combate ao mosquito transmissor do vírus precisa continuar e Douglas Duarte pede o apoio da população para os cuidados básicos dentro de casa e também no trabalho.

Outro problema enfrentado pelos agentes de combate a endemias é a resistência de parte da população em recebê-los em casa. Segundo Douglas, as visitas foram criadas para ajudar e não atrapalhar ou fiscalizar o que o cidadão está fazendo. 
Quem não puder receber um agente no chamado horário comercial, pode agendar a visita em horários e dias alternativos.

Com relação aos números de dengue, Pará de Minas notificou mais de 4 mil casos prováveis em 2023, sendo que 1.153 foram confirmados. A cidade também contabiliza uma morte pela doença, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde.

Para esclarecer mais dúvidas sobre as formas de combate ao mosquito ou agendar a vista de um agente de endemias, o cidadão pode ligar na Vigilância em Saúde Ambiental, no telefone 37/ 3231-7722. 

Fotos: Ascom Prefeitura Municipal de Pará de Minas






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis