Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Estudo mostra que celular ao volante é o maior responsável pelos atropelamentos em Minas

Highslide JS

Considerado uma nova parte do corpo humano, tamanha importância nos dias atuais para muitas pessoas, o celular se tornou um fator de risco no trânsito. Um rápido acesso para checar uma notificação pode ser o suficiente para causar um acidente grave, podendo, inclusive, tirar vidas inocentes.

Um recente levantamento da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) mostrou que o uso do smartphone enquanto dirige é responsável, em média, por 57% dos acidentes de trânsito envolvendo pessoas de 20 a 39 anos.

Ainda segundo a associação, digitar uma mensagem de texto enquanto se conduz um veículo a 80km/h, por exemplo, é a mesma coisa que dirigir com os olhos vendados por um percurso de até 100 metros.

Outro estudo que apontou a relação perigosa entre celular e volante foi feito pela Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais. O trabalho mostra que, por dia, 15 pessoas são atropeladas no Estado. De acordo com o delegado da Regional da Polícia Civil de Pará de Minas, Éderson Gonçalves, o uso do celular é fator determinante para grande parte dessas ocorrências.

Além do uso do celular, outros fatores que contribuem para os acidentes de trânsito, especialmente os atropelamentos, são a imprudência de motoristas e aumento do serviço de mototáxi. 

O levantamento da Secretaria de Justiça e Segurança Pública também revelou que, nos últimos três anos, o número de atropelamentos em Minas aumentou gradativamente. 

Em 2020, 4.709 pessoas foram atropeladas. No ano seguinte, a quantidade de vítimas aumentou, 4.901. Em 2022, foram 5.294, e no ano passado, foram mais de 5.392 vítimas. 

Além da prudência do motorista, especialistas no trânsito também destacam a necessidade dos pedestres se atentarem para suas responsabilidades, optando, sempre, por atravessar no local adequado e seguro.

Foto: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis