Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Estelionatários voltam a dar o calote nas empresas com o golpe da lista telefônica

Highslide JS

O Golpe da Lista Telefônica voltou a assombrar as empresas e o Procon de Pará de Minas está fazendo um alerta geral para que todas tenham atenção redobrada, inclusive deixando seus funcionários a par da informação. A investida dos estelionatários começa com uma ligação, informando que é apenas para atualização de dados da empresa na lista telefônica, do contrário não será possível localizá-la nos sites de pesquisas, caso do Google.

Em seguida, a pessoa informa que enviará uma mensagem para receber o carimbo da empresa e assinatura de confirmação dos dados. A partir da assinatura da vítima, o golpista começa a enviar boletos de cobrança e a fazer ameaças de protesto junto aos cartórios e de denúncias nos órgãos de proteção de crédito (SPC e Serasa). Em algumas situações informa que se a vítima quiser rescindir o contrato após sete dias poderá fazê-lo.

Mas isso não será possível porque, depois de vencido esse prazo, o Código de Defesa do Consumidor, em seu Artigo 49, não prevê mais a desistência da contratação. O coordenador do Procon de Pará de Minas, Bruno Soares de Souza, informou que, na maioria das vezes, quem assina esses contratos são funcionários que nem tem poder para representar a empresa.

Mas diante de muita pressão, acabam por fazer o pagamento e, às vezes, até contraem empréstimos para saldar o prejuízo. Os golpistas trabalham da mesma forma em todas as regiões do país, por isso o empresariado precisa ficar atento às situações suspeitas. Em hipótese alguma devem aceitar qualquer contrato com anúncio publicitário em lista telefônica, salvo se já conhecer a empresa responsável. Essa atitude caracteriza crime de estelionato e no caso da pessoa ter sido vítima deste golpe, deve procurar a Polícia Civil e fazer um Boletim de Ocorrência.

Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis