Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Leitura nas férias: empréstimo de livros deve aumentar na Biblioteca Pública nesse fim de ano

Highslide JS

As férias escolares estão chegando, mas ao que parece, os livros devem continuar nas mãos dos estudantes, pelo menos daqueles que já entenderam que a leitura também pode representar diversão e descanso. 

Esta é a avaliação da bibliotecária Uli Capanema, responsável pela Biblioteca Municipal Professor Melo Cançado, a Biblioteca Pública de Pará de Minas. Segundo ela, nesta época do ano a procura pelo empréstimo de livros aumenta bastante. 

E o tipo de leitura mais procurado de agora até o final de janeiro é o mais diversificado possível, e varia de acordo com o gosto e com a idade dos leitores. 

Ainda de acordo com a bibliotecária, a procura pelos títulos é crescente na mesma medida em que o número de leitores também aumenta. Foram mais de 400 cadastros novos em 2023. 
Para quem ainda não é um leitor cadastrado, a aquisição da carteirinha da Biblioteca Pública é muito simples. Basta fazer uma visita levando uma foto 3x4, comprovante de residência e Carteira de Identidade.

Os menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável. 
A Biblioteca funciona no primeiro piso da Casa da Cultura, na praça Torquato de Almeida, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

E ainda falando em leitura, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) acaba de divulgar uma pesquisa inédita sobre o consumo de livros no Brasil. Segundo o levantamento, o país tem aproximadamente 25 milhões de consumidores de livros e, destes, 74% manifestaram intenção de realizar novas compras nos próximos três meses. 

Além disso, 69% dos consumidores adquiriram entre um a cinco livros nos últimos 12 meses, enquanto 8% compraram 16 ou mais livros no último ano.  A pesquisa buscou identificar o perfil e hábitos dos compradores de livros no Brasil e ouviu 16 mil pessoas com 18 anos ou mais. As principais razões apontadas para a compra de um livro são o crescimento pessoal e o lazer.

Quanto aos hábitos de compra, 55% dos consumidores de livros preferem fazer suas aquisições online, atraídos pelas ofertas e pela conveniência deste canal.  
Por outro lado, 40% do entrevistados ainda optam pela compra presencial, valorizando a experiência de ter o livro em mãos antes de adquiri-lo. 

Referente a última compra dos entrevistados, a pesquisa revela que a não-ficção para adultos é o gênero mais popular, com 56%, seguido por ficção adulta (38%) e científico, técnico e profissional (17%).

Fotos: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis