Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Desinformação e preço escandaloso desestimulam as farmácias a investir no Paxlovid

Highslide JS

Com venda na rede privada autorizada no final de novembro, pela Anvisa, o Paxlovid, medicamento que tem eficácia comprovada contra a covid-19, ainda não tem previsão para chegar às farmácias e drogarias de Pará de Minas. Segundo apurou o Jornal da Manhã, as empresas têm poucas informações referente ao medicamento como, por exemplo, a disponibilidade e preço.

O Paxlovid é fabricado pela Pfizer e indicado para o tratamento da doença em adultos que não requerem oxigênio suplementar e que apresentam risco aumentado de progressão para Covid-19 grave. 

De acordo com Jader de Faria Leitão, proprietário da Farmácia Cruzeiro e do laboratório Laborfama, nem mesmo as distribuidoras que fazem a intermediação entre a farmacêutica e os estabelecimentos, divulgaram informações sobre o remédio. No entanto, ele adianta que o Paxlovid não será um medicamento de livre comércio e deverá ter suas especificações médicas.

Entre as justificativas da Anvisa para autorizar a venda na rede privada está a de que a comercialização do Paxlovid já acontece em países com autoridades internacionais de referência, caso dos Estados Unidos, Canadá e França. 

A preocupação do mercado brasileiro é com relação ao preço. Até agora, a Pfizer não divulgou informações sobre o valor do medicamento, mas se a referência for a média dos preços mundiais de tratamento, como acontece nos EUA e França, ele poderá custar até R$ 2.700,00. Jader evitou comentar o assunto pela falta de dados, mas disse que se esse valor se confirmar será totalmente inviável a comercialização.

E ainda sobre a covid-19, o farmacêutico confirmou o aumento pela procura dos testes, dizendo que a taxa de positividade também está crescendo. Jader Leitão teme que essa onda de contaminação se agrave nas próximas semanas em virtude dos encontros e eventos de final de ano.

A vacina contra a covid-19 está disponível gratuitamente nas unidades de saúde de Pará de Minas. Mais informações, o cidadão pode entrar em contato com o call center da Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone 0800 940 9402.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis