Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Sindicato confirma folga do comércio no carnaval, mas supermercados não entram no acordo

Highslide JS

Faltando 10 dias para o carnaval, a pergunta de sempre já paira no ar – o trabalhador será liberado para curtir a folia?

Como se sabe, apesar da popularidade da festa que movimenta o país, o período do carnaval não é feriado. A exceção fica por conta de alguns estados e municípios que têm legislação própria, caso do Rio de Janeiro.

Em Minas Gerais, mais especificamente, em Pará de Minas, este feriado não existe, embora muitos trabalhadores serão liberados nos quatro dias de folia. É o caso dos servidores públicos, prestadores de serviços administrativos, rede de ensino e também os profissionais que se dedicam ao varejo.

O presidente do Sindicato dos Comerciários, Fausto Abreu, confirma que a segunda-feira de carnaval está garantida. Não se trata de privilégio, apenas do cumprimento de um acordo que prevalece há vários anos.

Fausto orienta os trabalhadores a conversarem com seus patrões, ou mesmo com os representantes sindicais para entender melhor as convenções coletivas que tratam desse assunto. 
E ainda sobre o comércio local, mais especificamente o setor supermercadista, o sindicalista chama atenção para o grande número de vagas abertas. Fausto confirma que muitas lojas têm enfrentado dificuldades para preencher o quadro de funcionários devido à escassez de mão de obra:

Atualmente Pará de Minas registra 30% de deficiência no quadro geral de profissionais do comércio, sendo que a maior demanda é para os supermercados. 
A obrigatoriedade de trabalhar aos sábados, domingos e feriados aparece entre os principais pontos de desinteresse dos candidatos, sobretudo dos mais jovens. 

Fausto Abreu acredita que o avanço das tecnologias, como caixas automáticos e outros equipamentos de automação, pode mudar essa situação daqui a algum tempo. 

Fotos: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução pixabay.com







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis