Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Cresce o número de vítimas dos golpes envolvendo o PicPay

Highslide JS

A Polícia Federal fez um alerta à população sobre golpes envolvendo o PicPay, aplicativo de pagamentos que funciona como uma carteira digital. O crime ocorre pelo WhatsApp e promete uma bonificação aos usuários como forma de atraí-los.

Segundo a Polícia Federal, a mensagem divulga uma promoção de aniversário da empresa de serviços financeiros e pede para que a pessoa responda às perguntas que estão no link e depois compartilhe com os amigos. 

Ao responder todas as questões, uma nova mensagem é enviada para a vítima, informando que ela ganhou a promoção e que por isso irá receber um pix de R$ 200. E fornece um passo-a-passo para que o dinheiro caia na conta. 

Contudo, segundo a PF, ao clicar no link e preencher as informações, a vítima estará instalando um programa espião que poderá controlar diversas áreas do smartphone, como o teclado, a câmera e o microfone, além de ter acesso a dados pessoais e financeiros. 

Com essas informações, os criminosos têm um leque de possibilidades para agir, como por exemplo, abrir conta-corrente em bancos virtuais, ter acesso a créditos e até fazer compras pela internet. 

A orientação é que, ao receber esses tipos de mensagens que usam os nomes de bancos e aplicativos, os usuários busquem junto às empresas citadas se, de fato, existe alguma promoção relacionada ao conteúdo recebido. Se não houver, o melhor a se fazer é ignorar a mensagem. 

Foto Ilustrativa: pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis