Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Pará de Minas não entrou na primeira listagem da vacina contra a dengue

Highslide JS

O município de Pará de Minas ficou de fora da lista dos municípios mineiros selecionados para iniciar a vacinação contra a dengue pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No estado, 22 cidades foram contempladas neste primeiro momento e receberão os lotes da vacina Qdenga.

Além de Pará de Minas, nenhuma outra cidade da Regional de Saúde de Divinópolis receberá o imunizante. O início da vacinação em Minas se dará em duas regiões: Vale do Aço e Metropolitana de Belo Horizonte. 

Entre as localidades selecionadas estão: Belo Horizonte, Nova Lima, Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Sabará, Caeté, Coronel Fabriciano, Timóteo, Córrego Novo e Jaguaraçu.

De acordo com o Ministério da Saúde, em todo o país, 521 municípios receberão doses da vacina na primeira remessa. As regiões selecionadas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; registraram alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e têm maior predominância do sorotipo 2 do vírus. 

Serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses.

Os números mostram que, de janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por mais de 16 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a primeira remessa conta com cerca de 757 mil doses. Outro lote, com mais de 568 mil doses, está com entrega prevista para fevereiro. 

Além dessas, o governo adquiriu o quantitativo total disponível pelo fabricante para 2024: 5,2 milhões de doses. Para o ano que vem, já foram contratadas 9 milhões de doses. 

Foto: Rogério Vidmantas/Prefeitura Municipal de Dourados - Reprodução agenciabrasil.ebc.com.br






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis