Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Lista do Massacre deixa estudantes em pânico: órgãos públicos pedem calma e asseguram que a rede de proteção foi reforçada

Highslide JS

Nas escolas, nas ruas e em muitas residências de Pará de Minas, o assunto mais comentado desde o fim de semana é a inclusão do nome da cidade na chamada “Lista do Massacre”. A lista surgiu através de uma publicação na plataforma Tik Tok e, desde então, está assustando muito os estudantes e suas famílias, além dos profissionais da área da educação. São duas postagens, sendo uma composta por um vídeo curto, onde aparece a imagem de uma jovem que ri com as amigas ao fundo. 

Já a outra apresenta um texto com os possíveis estados e cidades que poderiam ser alvo de atentados nas escolas. No texto aparecem o estado de Minas Gerais e nomes de 35 cidades mineiras que poderiam sediar esses ataques, entre elas Pará de Minas.

A “Lista do Massacre” foi escrita com números no lugar de algumas letras, para escapar da censura das redes sociais. Segundo a informação, os ataques poderão acontecer até o dia 20 de abril. Até mesmo adolescentes que não costumam se impressionar com ameaças que circulam nas redes sociais têm manifestado preocupação, porque a divulgação aconteceu poucos dias depois do massacre numa creche de Blumenau.

Desde que tomou conhecimento do assunto, a 19ª Cia da Polícia Militar de Pará de Minas tem conversado com representantes da rede escolar da cidade. Em contato com a secretária municipal de Educação, Marluce Pinto Coelho, a PM solicitou que fosse repassada às escolas informações sobre a necessidade de reforço na segurança dos alunos.

O mesmo pedido foi feito à Superintendência Regional de Ensino e à rede particular. A Polícia Militar também já reforçou a ronda nas ruas, principalmente nas áreas próximas aos estabelecimentos de ensino e pretende adotar outras medidas.

O reforço na prevenção está acontecendo em todo o território mineiro e foi lançado ontem com a Operação de Proteção Escolar. A articulação envolverá programas de prevenção já desenvolvidos pela PM, caso do Proerd – que trata da resistência às drogas – e do Progea – que faz menção à educação ambiental.

Segundo determinação do comando geral da Polícia Militar de Minas, os policiais farão mais visitas às escolas, dando dicas de segurança e autoproteção. O Capitão Cristiano Araújo, da Sala de Imprensa da PM, traz mais informações:

O Capitão Cristiano Araújo também pediu o apoio da comunidade escolar na prevenção. 

Sobre as publicações das redes sociais, que têm causado insegurança em todo o estado, o alto comando da PM também informou que a inteligência da polícia não detectou anormalidades em Minas Gerais. Segundo foi apurado, “quase a totalidade das informações checadas são inverídicas”.

Ainda segundo a Polícia Militar, toda ameaça que chega à corporação é checada. No entanto, ela passa a ser considerada como um boato somente após a instituição concluir a verificação de procedência e conteúdo. Nesse sentido, as pessoas não devem consumir como verdade tudo que é publicado na internet.

Nos municípios que fazem parte da 19ª Cia Independente da Polícia Militar de Pará de Minas a segunda-feira foi de contatos com a direção das escolas e acompanhamento dos alunos nos horários de entrada e saída do período escolar.O número de escolas que receberam o reforço do patrulhamento não foi divulgado. A principal orientação da PM diz respeito às medidas de autoproteção.

Fotos- Polícia Militar/Divulgação







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis