Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Cemig dá dicas importantes sobre a decoração natalina

Highslide JS

A decoração natalina já ganhou as ruas e os espaços públicos de Pará de Minas. E esse cenário tem inspirado as famílias a elaborar, cada vez mais, a decoração de casa, seja com luzes na fachada, montando grandes árvores de natal e abusando da criatividade nos presépios. 

Mas a instalação dos enfeites requer muita atenção, para que sejam evitados acidentes envolvendo choques elétricos ou curtos-circuitos, que podem causar incêndios e até vítimas fatais. 

Para evitar estes problemas é muito importante observar alguns cuidados que, de acordo com a Cemig, já devem começar na hora de comprar os adereços. De acordo com o gerente de Segurança do Trabalho, Antônio Cesar Lima Santos, os enfeites luminosos devem apresentar o selo do Inmetro, para atestar a qualidade do produto. 

Isso porque os produtos com qualidade duvidosa podem causar uma série de transtornos, como choque elétrico e curtos-circuitos que irão comprometer a decoração natalina e até o espírito de natal, já que podem afetar diretamente as pessoas envolvidas na decoração. 

O especialista também destaca que as pessoas devem dar preferência a enfeites luminosos com lâmpadas de led. A orientação é importante porque além de proporcionar um consumo menor estas lâmpadas são mais duráveis e podem ser utilizadas tanto em ambientes internos quanto externos, sem o risco de superaquecimento. 

Observar as orientações quanto à forma segura de instalação de cada enfeite também é importante e pode evitar acidentes. As populares gambiarras, com a utilização de diversos fios, emendas, benjamins ou T’s devem ser evitadas. 

Segundo Antônio Cesar, esses dispositivos provocam sobrecarga e, consequentemente, o mau funcionamento dos aparelhos, podendo causar choque elétrico e até princípios de incêndio. 

Para evitar estas situações, o correto é utilizar as réguas de borne, aquelas que possuem mais de uma tomada e possuem um fusível para proteger a instalação contra as sobrecargas. 

Outra dica importante e evitar a instalação de enfeites em locais de risco, seja em janelas de prédios ou árvores muito altas. Caso seja necessário, é aconselhável acionar um profissional da área, para que faça o serviço com toda segurança necessária. 

Evitar a instalação de enfeites em locais fora do alcance das crianças e dos animais domésticos também ajuda a evitar situações de risco. E para quem vai utilizar enfeites antigos, que estavam guardados há muito tempo, é importante testar cada equipamento com antecedência, para evitar acidentes e até descartá-los caso estejam com fiação ressecada ou fios descascados. 

Foto Ilustrativa: Ascom Prefeitura de Pará de Minas






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis