Sumida dos quintais de Pará de Minas há anos, a Cana Caiana, uma variedade de cana-de-açúcar de cor arroxeada, foi bastante utilizada pela população para produção de garapa, bebidas alcoólicas e até produtos medicinais.
Mas como a planta é muito sensível a doenças, ela acabou desaparecendo da região, deixando muita saudade naqueles que passaram boa parte da infância no quintal do vovô chupando os gomos de cana.
A boa notícia é que uma ação do Viveiro do IEF em Pará de Minas pode resultar na reintrodução da planta na cidade, através da produção de mudas. A novidade veio do viveirista, Milton Santana, que conta como conseguiu recuperar a espécie.
radiosantacruzfmg.com.br · Milton Santana 1
O benfeitor dessa história é o eletricista, José Geraldo, morador do bairro Santos Dumont. Ele conta como conseguiu a muda e sobre o desejo de compartilhar o achado com a população.
radiosantacruzfmg.com.br · José Geraldo
E o interesse do IEF não está apenas na cana. Segundo Milton, o trabalho agora é voltado para a produção de mudas de árvores frutíferas, na tentativa de recuperar importantes espécies nativas da região.
radiosantacruzfmg.com.br · Milton Santana 2
Nestes próximos meses serão produzidas até 4 mil mudas, que serão doadas à população em 2025.
Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz
Foto: Ilustrativa/pixabay.com/ Image by Corinna Schenk