Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Mão de obra desaparece e Ascamp perde poder de ação: entidade enfrenta muitos desafios

Highslide JS

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Pará de Minas (Ascamp) não começou 2024 como queria. A entidade, que já enfrentava um déficit de mão de obra no final do ano passado – conforme matéria divulgada pelo Jornal da Manhã – perdeu ainda mais trabalhadores e não está conseguindo atender plenamente a coleta de lixo reciclável na cidade.

Segundo informações apuradas pelo Jornal da Manhã junto a pessoas ligadas à associação, há cerca de 40 dias a Ascamp tinha 25 trabalhadores, e hoje são 10, totalmente sobrecarregados com o serviço e sem conseguir fazer a rota diária completa. Mas esse não é o único problema. Nos últimos anos, a associação acumulou muito material em seu galpão, localizado no final da rua Nova Serrana, e agora os trabalhadores estão tendo que fazer uma limpeza geral, pois há pouco espaço para colocar o que é recolhido. 

E aí, vem outro obstáculo: boa parte desse acúmulo é de lixo orgânico, que é separado do reciclável no momento da triagem. É que muitos paraminenses não fazem a separação correta e, em alguns casos, a maior parte do lixo é orgânico. Como se não bastassem esses dois cenários, a Ascamp ainda precisa lidar com o mercado e a dificuldade de encontrar compradores para diversos tipos de materiais, como vasilhas plásticas de bolos e pentes de ovos. 

Diante da gravidade da situação, nós conversamos com o secretário Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, José Hermano de Oliveira Franco. Ele informou que a pasta já está atuando na elaboração de um plano de gerenciamento de resíduos, a fim de regulamentar a coleta de recicláveis e melhorar as condições de serviço para quem atua no setor.

Ainda de acordo com o secretário, a regulamentação que será proposta não prejudicará os catadores independentes, ou seja, aqueles que não fazem parte da Ascamp. 

O desafio do município, agora, é correr contra o tempo para lançar o plano. A ideia é apresentá-lo ainda neste ano.

José Hermano fez questão de enfatizar que os efeitos do plano de gerenciamento de resíduos não serão sentidos de um dia para o outro. Eles são esperados para médio e longo prazos, e passam, também, pela conscientização da população a respeito da separação e do descarte correto dos materiais recicláveis.

Com relação à Ascamp, quem tiver interesse em fazer parte da associação pode entrar em contato pelo 3236-3870. O galpão de materiais está localizado na rua Nova Serrana, 1.385. 

Fotos: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis