Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Cresce o número de lojistas que mudou horário de atendimento para atrair mais consumidores

Highslide JS

É comum você ouvir ou ler a expressão ‘horário comercial’. Ela se refere ao período em que os estabelecimentos do varejo realizam atendimentos ao consumidor e se popularizou com o passar dos anos. Mas, afinal, você sabe qual é o horário comercial?

O Jornal da Manhã vem acompanhando a rotina do comércio de Pará de Minas e percebeu que, por aqui, não existe um horário comercial padrão. Se há alguns anos, especialmente antes da pandemia, entendia-se esse período como 8h às 18h, hoje ele se tornou flexível, sendo definido de acordo com a demanda presencial e online de cada loja.

No principal polo comercial da cidade, na região central, o horário de início do expediente tem variado entre 8h30 e 9h. Essa proporção, segundo nós apuramos conversando com os comerciantes, é de 50 a 50. 

Os que abrem mais cedo buscam atrair justamente os trabalhadores das lojas que iniciam o atendimento às 9h e alegam que o movimento nesses primeiros 30 minutos do dia são satisfatórios ao final do mês. Quanto ao fim do expediente, o horário varia entre 18h e 18h30 e passou a ser adotado por 60% das lojas visitadas pelo JM.

O objetivo deles em esticar um pouco mais o funcionamento é atender trabalhadores que largam serviço às 17h, 17h30 ou 18h, que são horários praticados em escritórios e consultórios. E ainda tem, mesmo que em menor quantidade, as lojas que vão até às 19h.

Na loja Santa Lolla, o atendimento de segunda à sexta-feira é de 8h30 as 18h30. Segundo a vendedora Marina Borges, no início e no fim do expediente sempre há boa procura, por isso, a flexibilização do horário padrão foi necessária e benéfica para a empresa.

Próxima da Santa Lolla está a Oficina dos Passus, onde a proprietária Cláudia Araújo mantém o funcionamento de segunda à sexta das 9h30 às 18h. Ela já tem uma visão diferente, de acordo com a demanda de sua clientela, sobre a necessidade de estender o horário. 

Quanto aos sábados, a maioria das lojas mantém o horário de início do expediente, mas não fecha as portas ao meio dia, que sempre foi considerado o horário comercial. Segundo nós apuramos, mais de 90% encerra por volta das 13h. 

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Pará de Minas, não existe uma regra ou legislação que defina obrigatoriamente o horário comercial. O que se pede é que as empresas cumpram a carga horária de 8 horas diárias. Se passar disso, elas devem pagar hora extra aos funcionários. 

Fotos: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis