O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou o número de cidades em alerta para tempo seco em Minas Gerais e Pará de Minas faz parte da lista. Nestas localidades, os índices de umidade relativa mínima do ar devem variar de 20% a 30%. Esses níveis são alarmantes e estão muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, para quem o percentual indicado como saudável para a população é acima de 50%.
Para esse período, existe uma série de orientações, dentre elas hidratação constante, opção por alimentos leves e frescos, além de distância das frituras. Além disso, é recomendado que as pessoas durmam em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou então que coloquem uma bacia com água.
Os especialistas também fazem recomendação sobre o uso correto do umidificador de ar. O procedimento exige cuidados para não prejudicar ainda mais a saúde. O uso desses dispositivos requer cuidados, segundo advertem os médicos especializados em doenças respiratórias. Um dos principais pontos de atenção é quanto ao tempo que o aparelho fica ligado, porque o excesso de umidade pode comprometer o ambiente e propiciar o surgimento de fungos e bactérias.
A distância mínima recomendada para se colocar o umidificador é de um metro. Outra questão apontada é com relação à higiene do equipamento. Os filtros precisam ser trocados e a durabilidade deles deve ser conferida de acordo com a especificação do fabricante.
Foto Ilustrativa: Reprodução pixabay.com