Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Agora é oficial: Escola Professor Wilson será fechada no ano que vem

Highslide JS

Decisão tomada: após 30 anos de funcionamento no bairro JK, a Escola Estadual Professor Wilson de Melo Guimarães será fechada a partir de 2024. A informação foi confirmada ao Jornal da Manhã pela direção da escola, que já foi comunicada sobre o encerramento das turmas.

A decisão envolve as turmas do ensino fundamental, ensino médio e do EJA. De acordo com a direção, cerca de 220 alunos e 48 servidores estão envolvidos nas atividades escolares na instituição. 

O futuro da unidade estava sendo avaliado pela Secretaria Estadual de Educação há alguns meses por causa da quantidade de alunos, que o governo considera baixa. 

No último contato com o Jornal da Manhã, a pasta estadual da educação informou ter recebido da Superintendência Regional de Ensino de Pará de Minas, responsável pela coordenação das escolas, uma proposta de reorganização do ensino, mas não detalhou o conteúdo. 

Nós solicitamos um novo posicionamento na última terça-feira a respeito do fechamento e como ficará a situação dos alunos e servidores a partir do ano que vem, mas até o momento não houve retorno. 

Segundo nossa reportagem apurou, os alunos do ensino médio devem ser transferidos para a Escola Ângela Maria, no bairro São Pedro, ou para a Escola Manoel Batista, no São José – no caso daqueles que quiserem continuar no tempo integral. 

Já o ensino fundamental deverá ser repassado para o Município, servindo de apoio para desafogar a Escola Municipal Mércia Maria da Silva Chaves, também localizada no São Pedro, que apresenta grande demanda de vagas. 

Vale lembrar, no entanto, que o encaminhamento às escolas nas redes estadual e municipal é feito anualmente pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem). O cadastro para as vagas em 2024 ainda não está aberto.

O fechamento da escola desagradou o Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), que promoverá, na tarde de hoje, uma manifestação em frente à unidade. O movimento está marcado para as 14h15 e deve contar com a participação de servidores e demais membros da comunidade escolar.

Ontem, inclusive, representantes do Sind-UTE de todo o estado lotaram o auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para denunciar os impactos da ausência de abertura de vagas para matrículas no ensino fundamental da rede e as diretrizes do Plano de Atendimento Escolar da rede estadual para o ano de 2024. O medo é justamente do fechamento de escolas.

Foto: Reprodução






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis