Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Decepcionante: pesquisa confirma o baixíssimo grau de conhecimento da população sobre o papel do vereador

Highslide JS

Diariamente os noticiários e as rede sociais são porta vozes de manifestações populares sobre o grande descontentamento com a classe política. A maior reclamação dos cidadãos é a corrupção, seguida das promessas eleitoreiras não cumpridas. As pessoas não escondem a decepção nem as críticas contra os homens públicos, mas se esquecem que o poder do voto pode mudar o cenário em todo o país.

Grande parte dos cidadãos também é omissa no acompanhamento das ações das prefeituras e câmaras municipais e Pará de Minas não foge a essa realidade, que foi comprovada pelo Observatório Social através de uma pesquisa de opinião. De olho nas eleições o OSB levantou o grau de conhecimento da população a respeito do papel de um vereador.

A pesquisa quantitativa, feita com entrevistas pessoais e individuais, abordou eleitores de praticamente todos os bairros e o resultado foi bastante inquietante, revelando a necessidade de maior consciência cidadã a respeito dos cargos do Legislativo. Indagados sobre a principal função de um vereador, 53,9% responderam que é a realização de ações assistenciais, enquanto 46,1% citaram a criação de leis e fiscalização das ações do Executivo.

Outros 25,24% definem o papel do vereador como sendo o de conseguir serviços para a população e os demais citaram que é de competência dos mesmos conseguir atendimento de saúde, providenciar ambulância e prestar assistência sobre serviços gerais. Quando perguntados sobre o valor do orçamento anual da Câmara de Pará de Minas, 95,6% negaram conhecimento.

Já quando informados que era superior a R$10 milhões/ano 96,6% consideraram muito alto. A pesquisa também quis saber do eleitorado o valor do salário do vereador e 90,8% não souberam responder. Quando informados do montante (R$9.067,02), 78,9% consideraram alta a remuneração. Perguntados sobre o número de cadeiras no Legislativo, 85% manifestaram desejo de reduzir as 17 vagas.

Para 57,2% a Câmara de Pará de Minas ficaria bem representada entre 6 e 10 vereadores, enquanto 19,4% defenderam 11 e 16 e 21% de 1 a 5. Já o restante, defendeu mais de 17. Diante desses dados a direção do OSB pede ao eleitorado uma mudança urgente de postura, de modo que ele possa refletir bem antes de votar, se informando sobre o verdadeiro papel de cada um como representante da comunidade. A gestora da entidade, Bruna Faria, falou conosco:

O Observatório Social de Pará de Minas também está investindo em outras ações de conscientização política, que são são totalmente apartidárias. O desafio é despertar no eleitor a necessidade dele refletir bem antes de votar, já que estamos a menos de um mês das eleições.

Fotos: Reprodução e Arquivo Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis