Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Proprietários reclamam dos preços, mas não têm como fugir dos seguros veiculares

Highslide JS

Os valores da contratação dos seguros veiculares estão deixando muitos consumidores assustados. Até mesmo nas renovações, quando a tendência é de o preço apresentar uma leve queda, o segurado está pagando mais para manter o bem protegido.

Segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), que mede a inflação de produtos e serviços no país, desde setembro do ano passado, as apólices ficaram, aproximadamente, 40% mais caras.

Silvana Aparecida Ferreira Araújo, proprietária da Lex Corretora, explica que o aumento está relacionado a diversos fatores, especialmente à recomposição de preços com a retomada das atividades econômicas. 

O mercado de seguros sentiu, de forma significativa, os impactos de produção e comercialização do segmento de veículos desde o início da pandemia. Aliado a isso, também contam os sinistros, cujos números aumentaram.

Para veículos de grande porte, o aumento foi mais impactante, pois alguns caminhões, por exemplo, tiveram reajuste na tabela FIPE de cerca de 80%. E mesmo com os valores elevados, a demanda continua aquecida, graças às alternativas oferecidas para que o consumidor não fique desprotegido.

Já em relação aos valores dos seguros em 2023, Silvana não soube precisar quando eles começarão a diminuir, pois o mercado ainda está assimilando e se recuperando dos prejuízos da pandemia.

O valor da apólice de um seguro veicular é definido a partir de fatores como marca, modelo e ano do veículo, além do perfil do condutor e da região de circulação. 

Foto: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis