Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Denúncia: trabalhadores da construção civil acionam sindicato por condições análogas à escravidão em obra da Rua Araxá

Highslide JS

Trabalhadores da construção civil, que estavam atuando em uma obra na rua Araxá, próximo ao cruzamento com a avenida Ovídio de Abreu, procuraram o sindicato da categoria para denunciar condições análogas à escravidão.

O caso aconteceu na tarde de ontem envolvendo quatro funcionários, todos de outros Estados, que vieram a Pará de Minas para trabalhar na construção de um condomínio no final da rua. 

Eles foram atraídos por um anúncio de emprego e tinham a promessa de ficar em um alojamento, mas encontraram uma estrutura totalmente diferente. O pesadelo começou há dez dias, com a chegada dos trabalhadores. 

O alojamento, montado próximo ao canteiro de obras, é pequeno, tem bicamas e colchões bastante desgastados e apresenta condições precárias de higiene. Segundo relatos dos trabalhadores, além da convivência entre si, eles também tinham a companhia quase diária de ratos.

Mesmo diante dessa situação continuaram trabalhando, mas ontem chegaram no limite. O Jornal da Manhã esteve no local e conversou com três dos quatro funcionários: José Samuel Dantas, que veio do Rio Grande do Norte, Arflani Guedes, é de Belém do Pará, e Anderson Silva veio de Praia Grande, litoral de São Paulo.

Diante do impasse para receber o dinheiro e das condições insalubres, eles acionaram o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil de Pará de Minas. O assessor de Base da entidade, José Roberto de Souza, ficou impressionado com o flagrante. 

Depois de percorrer as instalações, fez um relatório sobre o ocorrido e encaminhou para as autoridades competentes. Segundo José Roberto, a empresa responsável pela construção deve agir rápido, pois há o risco da obra ser embargada. 

Mas não foi apenas a situação do alojamento que chamou atenção do sindicato. José Roberto ainda constatou outras irregularidades no canteiro de obras, que também foram inseridas no relatório.

O condomínio que está sendo construído na rua Araxá é de responsabilidade da Construtora Limac. Nenhum representante da empresa esteve no local para dar entrevistas. 
Nós tentamos contato por telefone no início da noite de ontem com a construtora, mas também não conseguimos falar com nenhum responsável. O espaço segue aberto para os devidos esclarecimentos.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Reprodução




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis