Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Grávidas e empresas continuam com dúvidas em relação à nova lei que trata do trabalho presencial

Highslide JS

Sancionada recentemente pelo presidente Jair Bolsonaro, a lei que regulamenta a volta das gestantes ao trabalho presencial ainda gera dúvidas entre futuras mamães e os empregadores. A legislação é fruto de uma medida aprovada de forma definitiva pelo Congresso Nacional, modificando uma lei que estava em vigor desde o ano passado, e que garantia às grávidas o afastamento do trabalho presencial sem prejuízo do salário. 

Entre os pontos principais pontos estão as regras em que o retorno ao regime presencial é obrigatório, caso do fim do estado de emergência de saúde pública decorrente do coronavírus, após a cobertura vacinal com as duas doses.A gestante que optar pela não vacinação, mediante assinatura de um termo de responsabilidade, se comprometerá a cumprir as medidas preventivas adotadas pelo empregador.

Segundo a advogada Laís Almeida, especialista em Direito do Trabalho, mesmo com as novas regras a lei estabelece uma condição de segurança para gestantes e empregadores de forma que as grávidas continuem trabalhando remotamente. 

radiosantacruzfmg.com.br · Laís Almeida 1

A legislação ainda trata da opção da gestante em não se vacinar contra a covid-19, como uma “expressão do direito fundamental da liberdade de autodeterminação individual”. E a nova lei ainda estabelece regras para os casos em que as atividades presenciais das trabalhadoras não possam ser exercidas remotamente. Nessa condição, as partes devem se proceder assim:

radiosantacruzfmg.com.br · Laís Almeida 2

No Brasil, o Ministério da Saúde orienta que gestantes e puérperas até o 14º dia de pós-parto devem ser consideradas grupo de risco para covid-19. 

Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis