Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Contabilistas alertam: prorrogação do Imposto de Renda não deve servir de relaxamento

Highslide JS

Para os escritórios de contabilidade, o adiamento do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda foi um alívio. São trinta dias a mais no levantamento e no encaminhamento de dados à Receita Federal.

O órgão tomou a decisão para evitar aglomerações e tumulto em plena pandemia. E a notícia foi comemorada desde o primeiro momento, segundo assegurou a contadora Edilene Soares Silva, que representa a categoria junto às entidades da classe.

Mas como ela conhece bem o perfil dos contribuintes, está pedindo desde já que eles não se deixem levar pela dilatação do prazo, procurando o contador de confiança o quanto antes, a fim de realmente evitar atropelos. 

Sobre as exigências da Receita Federal para o Imposto de Renda, Edilene informou que houve poucas mudanças, à exceção da conferência de dados que ficou mais rígida, exigindo mais honestidade e clareza na transmissão: 

E para os contribuintes que desejam pagar o imposto através do débito automático, atenção para o calendário. Com a prorrogação dos prazos, quem quiser utilizar este formato de cobrança para a 1ª parcela deverá fazer a solicitação até o dia 10 de maio. 
Quem enviar a declaração depois desta data só poderá fazer o pagamento através de DARF, gerado pelo próprio programa da Receita Federal, sem prejuízo do débito automático das parcelas posteriores. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis