Os acidentes de trânsito continuam acontecendo diariamente em Pará de Minas, tanto nas rodovias da região quanto na área urbana, onde a maior parte das ocorrências envolve motociclistas.
Os motivos são os mais variados e vão desde o abuso da velocidade, desobediência à sinalização, falta do uso de cinto de segurança ou de capacete até a falta da carteira de habilitação.
Segundo instrutor de trânsito e proprietário da Auto Escola Nacional, Marcos Vinícius de Oliveira, Pará de Minas está entre as cidades com o trânsito mais complexo no Estado e isso se deve ao comportamento dos motoristas.
Ele percebe que as pessoas mantém uma ideia errada de que os ensinamentos da autoescola só servem para o exame de direção, e que depois da carteira na mão, não seria mais necessário observar as regras do Código de Trânsito.
Marcos lembra que essa é uma ideia errada e que só traz prejuízos para o trânsito. Daí a necessidade de uma conscientização dos motoristas para que adotem uma condução cada vez mais segura e correta:
Para o instrutor, a melhor forma de tomar esta consciência, é relembrar as leis de trânsito, buscar orientações sobre o assunto e pensar sempre que são estas leis que garantem a segurança do motorista, para os outros condutores na via e também para os pedestres.
Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz/ Amilton Maciel
Foto: Ilustrativa/pixabay.com/Image by Mike Ljung