Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Veterinários serão obrigados a informar situações de maus-tratos aos animais. Água e comida em espaços públicos também estão garantidos

Highslide JS

Sancionada a lei que obriga os médicos veterinários de Minas Gerais a notificarem à Polícia Civil situações de maus-tratos aos animais que chegarem às suas clínicas e consultórios. 

A norma tem sido comemorada pelos defensores da causa, pois eles acreditam no poder de combate à violência e ao abandono de animais, sobretudo de cães e gatos. 

Nas clínicas e pet shops de Pará de Minas a novidade começa a repercutir entre os profissionais da área. A veterinária Clara Mendes, por exemplo, entende a importância da nova legislação e se mostra animada. 

E ela também espera que a lei surta efeito do outro lado, com respaldo dos órgãos de segurança, para que as notificações não sejam apenas arquivadas. 

O texto legal prevê que a notificação dos responsáveis por clínicas veterinárias contenha nome e endereço da pessoa que acompanha o animal com indícios de maus-tratos. 
Também é necessário um relatório do atendimento veterinário prestado, incluindo a espécie, raça e características físicas e a descrição da situação dele no momento do atendimento, além dos procedimentos adotados. 

Outra lei estadual sancionada nesta semana se refere à garantia de disponibilização de água e comida em espaços públicos, por qualquer pessoa, para os animais que vivem na rua. Em Pará de Minas, essa prática se tornou comum, sobretudo na região central, onde lojistas e a comunidade em geral disponibilizam ração e água na porta dos estabelecimentos ou em praças públicas. 

A iniciativa já foi, inclusive, muito criticada por populares, acreditando que esse comportamento contribuiria para o aumento de animais abandonados. Clara Mendes também comemorou esse avanço na legislação mineira. 

Apesar de significar muito para os animais abandonados, a veterinária lembra que a alimentação, por si só, não resolve o problema no município. 

A veterinária também defende a implementação de ações voltadas para um programa de castração mais efetivo, a fim de promover o controle de procriação de cães e gatos nas ruas da cidade. 
Importante ressaltar que a partir de agora o ato de impedir que alguém forneça alimento e água aos animais que vivem na rua passa a configurar “maus-tratos”, sujeito a penas previstas em lei.

Foto: Arquivo/Pessoal






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis