Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Dificuldade dos segurados com a tecnologia trava o atendimento virtual do INSS

Highslide JS

Desde que a pandemia da covid-19 se instalou que os beneficiários do INSS vêm enfrentando dificuldades para conseguir atendimento. Grande parte dos serviços passou a ser oferecida de forma remota, evitando que as pessoas compareçam às agências. 

Mas, infelizmente, grande parte da população ainda não tem habilidade no manejo das novas tecnologias para acessar os serviços virtuais do instituto. A barreira tecnológica tem dificultado a vida de muita gente.

Uma das maiores testemunhas disso em Pará de Minas é o consultor previdenciário Juvenal Heráclito Barbosa, o Borazinho. Ele tem acompanhado diversas situações em que os beneficiários se atrapalham com a tecnologia.

A dificuldade vai desde o atendimento on-line, para quem não tem habilidade com a internet, até os serviços mais complexos, buscados pelos consultores da Previdência. 

Borazinho também critica as medidas governamentais que estão afetando tanto o funcionamento do INSS como de diversas áreas do setor público desde o início da pandemia. 

Em relação às principais perdas para os beneficiários, o consultor destaca as mudanças na obtenção de pensão por morte. Segundo ele, são transformações que só acontecem na Previdência Social porque a população não se posiciona.

E por falar no INSS, aposentados e pensionistas que não fizeram a prova de vida entre março de 2020 e fevereiro deste ano não terão os benefícios bloqueados. Uma portaria publicada no Diário Oficial da União prorrogou a interrupção do bloqueio de benefícios para as competências de janeiro e fevereiro, ou seja, para os pagamentos até o fim de março. De acordo com a portaria, a rotina e as obrigações contratuais estabelecidas entre o INSS e a rede bancária que paga os benefícios permanece. A comprovação da prova de vida deverá ser realizada normalmente pelos bancos.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis