Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Empresas apostam em mutirões para contratação, mesmo assim está difícil encontrar mão de obra satisfatória

Highslide JS

Com uma grande demanda de vagas, as indústrias de Pará de Minas estão apostando em mutirões de contratação para preencher os postos de trabalho. Essa prática não é nova por aqui, mas desde o ano passado tem sido mais frequente, com algumas empresas realizando a seleção coletiva uma vez por mês.

Somente nesta semana, dois processos seletivos aconteceram no Sine – um pela Santanense e outro pela Granja Brasília. Para a tarde de hoje está agendado o processo seletivo da Adeel. Além do apoio do Sine, as empresas também realizam essas ações em suas próprias sedes, oferecendo até transporte para os candidatos. 

As oportunidades são voltadas para diversos cargos, mas, principalmente, para os que exigem pouca ou nenhuma experiência. 

Ontem, por exemplo, a Granja Brasília realizou um mutirão para contratar trabalhadores para a pega de frango, descarga de fábrica, lavador de peça, pedreiro e servente. Cerca de 40 candidatos compareceram e fizeram as entrevistas. A expectativa da empresa é contratar 20 trabalhadores. 

O Jornal da Manhã acompanhou a seleção e conversou com a assistente de Recursos Humanos, Agnes Moreira Ramos. Segundo ela, os mutirões estão sendo realizados mensalmente, com a presença de até 50 interessados por dia. 

Mas a procura não significa sucesso na contratação. Agnes explicou que as indústrias estão com dificuldades para encontrar mão de obra devido ao mercado informal, especialmente após a pandemia de covid-19. 

Sobre a diferença do mutirão para o processo seletivo individual, Agnes disse que a abordagem menos detalhada com o candidato não impede uma boa contratação. 

Nós também conversamos com dois candidatos: Marcos Henrique Jesus Silva, de 24 anos e que está há 5 meses desempregado, e Lucas Cassimiro Ferreira, de 25 anos, que está há um ano fora do mercado formal. Eles falaram das dificuldades de encontrar oportunidades e avaliaram o trabalho autônomo e a segurança da CLT. 

Órgão responsável pelo encaminhamento de trabalhadores ao mercado formal, o Sine de Pará de Minas oferta toda estrutura necessária para os processos seletivos. 

Diante da necessidade cada vez maior das empresas por profissionais, o serviço iniciou neste ano o projeto Sine Itinerante, com o objetivo de levar os empregadores até os candidatos. O coordenador do órgão, José Alves Neto, deu mais detalhes. 

Já foram realizadas duas edições do Sine Itinerante no bairro Walter Martins, com duas empresas diferentes. Segundo José Alves, o balanço de contratações foi positivo. 

E ainda falando sobre processo seletivo, o Sine confirmou que na próxima segunda-feira (15), haverá uma nova ação da Santanense, com a expectativa de contratar 70 trabalhadores. O atendimento começa às 8h. 

Para mais informações, o cidadão pode entrar em contato com o órgão pelos números 37/ 3231-9008 ou 37/ 3231-7706. Dados sobre as vagas também são publicados no perfil no Instagram, @sineparademinas.

Fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pará de Minas




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis