Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Escolas se reinventam para não afetar o ano letivo

Highslide JS

Milhares de alunos estão fora da sala de aula em pleno mês de março. No início do ano, isso soaria como impossível, mas é o reflexo da quarentena forçada diante da ameaça de contaminação pelo novo coronavírus em Pará de Minas. 

A suspensão das aulas nas redes estadual, municipal e particular foi uma das primeiras medidas anunciadas pelas autoridades, haja vista o grande número de estudantes e profissionais que frequentam os ambientes escolares. 

Mas o fato de estar em casa não significa que os jovens estão de férias, embora muitos deles tenham essa sensação. O momento requer ainda mais disciplina por parte dos alunos e de cobrança, por parte dos pais, para que o desempenho pedagógico não seja prejudicado. 

O JM ouviu especialistas na área educacional para trazer dicas a quem está em casa, respeitando as determinações do governo. Um dos nossos entrevistados é o professor e diretor do Colégio Losango, Marcos Francisco Marques, o popular Marcão.

Com muita experiência, ele avaliou o atual cenário e disse que, o ideal é se planejar para os estudos. Marcão destacou que, mesmo em casa, a atenção à leitura e à escrita deve ser mantida, assim como a busca por conteúdos que acrescentem no aprendizado do aluno. 
Mas antes de tudo, é preciso se organizar e saber como, quando e quanto estudar por dia.

O diretor também traz dicas aos pais, já que têm papel importante nesse processo de estudos em casa. Segundo Marcão, a cobrança deve ser constante para que os filhos se sintam estimulados a obter o conhecimento.

Citando como exemplo o colégio que dirige, Marcão explicou que os professores também estão ativos na quarentena, interagindo com os alunos através de diversos canais de comunicação. 
As aulas estão sendo aplicadas na modalidade EaD – Ensino à Distância - numa plataforma que já era disponibilizada antes da crise pandêmica.

O conteúdo também é repassado por videoconferência, através de um agendamento do professor com os estudantes. 
Questionado sobre os riscos do novo vírus para o andamento do ano letivo, Marcão admitiu o momento difícil, mas disse que a alternativa das instituições de ensino é buscar novas ferramentas para tentar manter o aluno em constante aprendizado. 

Nas escolas de idiomas o comprometimento deve ser o mesmo. Quem garante é Micheline Marra, diretora e coordenadora Pedagógica da Number One Pará de Minas. 
A escola está investindo em conteúdos online para que o aluno não perca algo essencial no processo de aprendizagem de outra língua: a prática.

Micheline, assim como Marcão e todos os outros diretores, esperam que a crise seja passageira e logo os alunos estejam de volta às salas de aula, brincando, se divertindo, aprendendo e ocupando um vazio amargo de aceitar.

Foto: WhatsApp







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis