Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Morte de criança alerta famílias para o desafio do desodorante: saiba como evitar

Highslide JS

Um alerta aos pais e responsáveis por crianças e adolescentes em Pará de Minas. 

A morte do garoto João Vitor Santos Mapa, de 10 anos, em Belo Horizonte, levantou suspeitas sobre um desafio promovido nas redes sociais que coloca em risco a saúde de quem o pratica. É o chamado desafio do desodorante. 

Nele a pessoa é desafiada a inalar o desodorante em aerosol e manter a boca fechada pelo máximo de tempo possível. No caso que resultou na morte de João Vitor, familiares disseram que ele entrou no guarda-roupa e inalou grande quantidade do produto. Eles acreditam que o garoto estava cumprindo o desafio.

A Polícia Civil disse que as causas da morte ainda estão sendo investigadas, mas não descartou o suposto envolvimento da criança no desafio do desodorante. Se de fato for confirmado, João Vitor não será a primeira vítima dessa brincadeira de mau gosto.

Infelizmente, existem muitos casos em diferentes cidades brasileiras de crianças que faleceram após participarem do desafio e não suportarem as consequências. Há relatos de mortes em Rio Branco, no Acre, Aracajú, em Sergipe, São Bernardo do Campo, no ABC paulista, e em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Segundo especialistas, a inalação de compostos químicos, como é o caso do desodorante de aerosol, pode deflagrar reações, levando a quadros graves como parada cardíaca e até óbito. Isso aconteceu pois a substância é enviada aos pulmões e cai rapidamente na corrente sanguínea e chega ao coração, provocando arritmia cardíaca. 

E o perigo fica ainda maior quando se constata que o desafio é compartilhado maciçamente pelas redes sociais, plataformas onde esse público está cada vez mais exposto. A orientação é que os pais redobrem a atenção e sempre acompanhem os conteúdos que os filhos estão explorando nos meios digitais. 

Foto Ilustrativa: pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis