Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Sem acordo, serventes escolares manifestam insatisfação com defasagem alta nos salários

Highslide JS

A Prefeitura de Pará de Minas não conseguiu chegar a um acordo com as serventes escolares da rede municipal de ensino sobre as melhorias salariais. Depois de um protesto realizado em janeiro, onde elas cobraram o reajuste nos vencimentos e outros benefícios, as partes voltaram a se reunir para debater o assunto, mas não houve consenso em nenhuma proposta e novos encontros deverão ser realizados. 

A rodada de negociação entre o Município e as serventes teve a participação do secretário de Gestão Pública, Sérgio Marinho, de representantes da categoria, do Sindicato dos Servidores Públicos e dos vereadores Toninho Gladstone e Gustavo Duarte, membros da Comissão de Educação da Câmara Municipal.

As serventes reivindicam adequação salarial, alegando defasagem de 40%, além de revisão do plano de carreira e o pagamento de insalubridade. Elas esperavam uma proposta que levasse em conta, principalmente, o salário defasado, mas isso não aconteceu.

O Município alegou inviabilidade na recomposição devido à queda de arrecadação desde o segundo semestre do ano passado, informando que deixaram de entrar nos cofres públicos mais de R$ 20 milhões oriundos do ICMS e Fundeb. 

Outras alternativas foram discutidas como a revisão do adicional de insalubridade e o vale-transporte. Com relação a esse último, segundo apurou o Jornal da Manhã, será avaliada a possibilidade de alinhar o benefício à faixa P9 do Plano de Carreiras, fazendo com que servidores não percam o recurso ao progredirem para determinada classificação no plano. 

Mesmo com a promessa de que essas reivindicações serão estudadas, as serventes não saíram totalmente satisfeitas da reunião. Representando a classe, Cíntia Lima conversou conosco e desabafou sobre a falta de valorização. 

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Tânia Valeriano Chaves Leite, também esperava por um encontro mais produtivo. Ela lembrou que, além das serventes, outras categorias também estão com salários defasados em 40%.

Os vereadores Gustavo Duarte e Toninho Gladstone disseram que vão continuar acompanhando as negociações entre o Município e as serventes e esperam pela apresentação de uma proposta digna às profissionais.

Uma nova reunião ficou de ser realizada, mas a data não foi confirmada. O Jornal da Manhã apurou junto ao Sindicato dos Servidores Públicos que as conversas deverão ser retomadas somente a partir de junho.

Foto- Arquivo Rádio Santa Cruz FM







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis