Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Infestação do aedes aegypti na cidade já é grande: população não pode relaxar na prevenção

Highslide JS

Saiu o resultado do primeiro levantamento do índice de infestação do mosquito aedes aegyti em Pará de Minas e os índices são alarmantes, segundo definiu o Setor de Vigilância Ambiental do município. Mais conhecido pela sigla de LIRAa, o levantamento foi feito dias atrás porque estamos em um período de alto risco para a proliferação dos focos de dengue e outras doenças transmitidas pelo aedes.

A combinação de sol, chuva e calor é explosiva, por isso as condições climáticas interferem tanto na formação dos focos. O resultado comprovou o sinal de alerta, mostrando o índice de infestação na casa dos 5,4. Os bairros com maior presença dos focos ainda não foram divulgados.

Se levarmos em conta o índice apurado em 2020, nesta mesma época, podemos até dizer que os resultados são satisfatórios pois em 2019 ele era de 6,2. Acontece que naquela época não existia pandemia de coronavírus e os agentes de saúde tinham mais facilidade para apurar os problemas e orientar a população.

Hoje, por causa do distanciamento social, muitas famílias recusam a entrada dos agentes e também se descuidam da limpeza doméstica, permitindo a formação de focos do mosquito em água parada. A Vigilância Ambiental alerta que a consciência de que somente a população poderá baixar esse índice de infestação é vital para a saúde de todos. Sozinho o poder público não consegue eliminar os riscos.

Foto: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis