Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Fake news na mira da Justiça Eleitoral: promotor garante punição pesada para infratores

Highslide JS

O promotor eleitoral da Comarca de Pará de Minas, Renato de Vasconcelos Faria, confirmou o recebimento de mais denúncias sobre propaganda eleitoral irregular.

Ele não entrou em detalhes a respeito do conteúdo delas, mas afirmou que a legislação eleitoral é muito rigorosa em relação a isso. Suspeitas de compra de votos e captação ilícita de recursos também fazem parte das denúncias chegadas ao MP.

O promotor alertou que, dependendo da situação, além de pagar multa o candidato poderá ter seu registro cassado. Ele também chama atenção para as investigações sobre fakenews.

A Justiça Eleitoral está muito rigorosa nessas eleições:

E o Tribunal Superior Eleitoral divulgou um formulário online para receber denúncias de disparos de mensagens em massa por meio do WhatsApp, durante essas eleições. Pela primeira vez, o disparo de mensagens em massa foi expressamente proibido pela justiça eleitoral na norma que rege a propaganda eleitoral. Os termos de uso do aplicativo também não permitem a prática. As mensagens em geral são impessoais e costumam trazer conteúdos alarmistas e acusatórios.

O TSE incentiva o eleitor a denunciar o recebimento de mensagens suspeitas que geralmente são provenientes de desconhecidos ou de vários grupos ao mesmo tempo.
O próprio WhatsApp se comprometeu, junto ao TSE, a investigar as denúncias e extinguir contas suspeitas, encaminhando as informações às autoridades.

Foto: 
tse.jus.br






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis